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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15099
Tipo de Documento: | Tese |
Título: | Noites pioneiras do ensino superior noturno em Sergipe : memórias da fundação do curso de pedagogia na Faculdade Pio Décimo (1976-1980) |
Autor(es): | Viana, Sônia Maria de Azevedo |
Data do documento: | 26-Fev-2020 |
Orientador: | Sobral, Maria Neide |
Resumo: | Esta tese intitulada “Noites Pioneiras da Educação Superior em Sergipe: memórias dos fundadores do curso de pedagogia na Faculdade Pio Décimo (1976-1980), ” vincula-se à linha de pesquisa – História, Sociedade e Pensamento Educacional, que integra o Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Objetivou compreender a história da fundação da Faculdade Pio Décimo, como instituição pioneira na oferta do primeiro curso noturno de pedagogia em Sergipe. Utilizando-se da metodologia da história oral e dos estudos que relacionam e diferenciam história e memória, o trabalho se desenvolveu a partir das narrativas de memórias do diretor, cinco docentes e dois funcionários fundadores, destacando o modo de organização, condições e desafios postos para o funcionamento dessa primeira turma de pedagogos, no período de 1976 a 1980, determinado nos limites de início e conclusão da primeira turma do curso em pauta. O problema central foi assim delineado: Como se deu na trama da fundação da FPD, a implantação do curso de Pedagogia, reconhecendo, a partir das narrativas de seus fundadores, o modo de organização e funcionamento da primeira turma; a definição da proposta curricular; a realização das práticas pedagógicas e as condições e desafios gerais para o desenvolvimento das ações de formação do pedagogo? Em relação às questões correlatas: Quais as trajetórias de vida, formação e atuação dos fundadores do curso de pedagogia da FPD? Que marcas históricas foram deixadas em suas lembranças acerca da organização pedagógica, das práticas educativas, das relações e ações desenvolvidas durante os primeiros anos de atuação no curso noturno? Que História pôde ser reconstruída da emergência do curso noturno superior em Pedagogia a partir das narrativas dos docentes, diretor e dos funcionários fundadores? Assim, defendemos a tese de que a história da vida institucional é coletiva, e não se constrói apenas como um conjunto organizado de conhecimentos acadêmicos e procedimentos burocráticos, – mais que isso, – se institui no entrelaçamento das histórias de vida, e nas memórias individuais, que guardam e atualizam o significado das experiências de formação, sempre abertas a novas interpretações e produção de sentidos, porque não se limitam à temporalidade do já vivido como passado, mas envolve a relação dinâmica passado/presente/futuro, como movimento e criação no decorrer do tempo histórico. Os resultados obtidos revelaram a importância desse processo de rememoração do passado, que oportuniza uma releitura da instituição, e dão novos sentidos aos saberes, procedimentos e práticas apreendidas no contexto das experiências compartilhadas no âmbito do curso de pedagogia, como lugar comum de atuação dos envolvidos na pesquisa, instigando novas buscas e promovendo maior compreensão sobre os processos de formação acontecidos no âmbito do ensino superior noturno em Sergipe, particularmente em uma instituição privada, constituindo-se, assim, em uma memória institucional. |
Abstract: | This thesis entitled “Pioneer Nights of Higher Education in Sergipe: memories of the founders
of the pedagogy course at Faculdade Pio Décimo (1976-1980)”, is linked to the line of research
- History, Society and Educational Thinking, which is part of the Education Program PostGraduation in Education at the Federal University of Sergipe. It aimed to understand the history
of the foundation of Faculdade Pio Décimo, as a pioneer institution in offering the first night
course of pedagogy in Sergipe. Using the methodology of oral history and studies that correlate
and differentiate history and memory, the work was developed from the narratives of the
director memories, five professors and two founding employees, highlighting the way of
organization, conditions and challenges posed for the functioning of this first class of
pedagogues, from 1976 to 1980, determined within the limits of the beginning and conclusion
of the first class of the course in question. The central problem was thus outlined: With the
foundation of the FPD, the implementation of the Pedagogy course, recognizing, from the
narratives of its founders, the way of organization and functioning of the first class; the
definition of the curriculum proposal; the accomplishment of pedagogical practices and the
general conditions and challenges for the creation of the institution and the opening of the
pedagogue's training course? In the same vein: How were they selected and how was the life,
training and performance trajectories of the founders of the FPD pedagogy course? What
historical marks were left in their memories about the pedagogical organization, educational
practices, relationships and actions developed during the first years of working in the night
course? What could be reconstructed from the emergence of the higher education course in
Pedagogy based on the narratives of the teachers, director and founding employees? Thus, we
defend the thesis that the history of institutional life is collective, and it is not built just as an
organized set of academic knowledge and bureaucratic procedures, – moreover – it is
established in the intertwining of life stories, and in individual memories, which keep and
update the meaning of training experiences, always open to new interpretations and production
of meanings, because they are not limited to the temporality of what has been lived as the past,
but involves the dynamic relationship past / present / future, such as movement and recreation
in the elapse of historical time. The results obtained revealed the importance of this process of
reminiscing about the past, and provided an opportunity for a re-reading of the institution,
giving new meanings to the knowledge, procedures and practices learned in the context of the
experiences shared within the scope of the pedagogy course, as a common place of action for
those involved in research, instigating new searches and promoting greater understanding of
the training processes that took place in the context of night higher education in Sergipe,
particularly in a private institution, therefore constituting an institutional memory. Cette thèse, avec le titre “Nuits Pionnières de l’Enseignement Supérieur à Sergipe: souvenirs des fondateurs du cours de Pédagogie à Faculdade Pio Décimo (1976-1980)”est lié à la ligne de recherche ‘Histoire, Société et Pensée Éducative’, qui fait partie du Programme d'Études Supérieures en Éducation de l'Université Fédérale de Sergipe. Il visait à comprendre l'histoire de la fondation de Faculdade Pio Décimo [FPD], en tant qu'institution pionnière en offrant le premier cours de Pédagogie du soir en Sergipe. En utilisant la méthodologie de l'histoire orale et des études qui relient et différencient l'histoire et la mémoire, cette thèse développée à partir des récits de la mémoire du réalisateur, cinq enseignants et deux employés fondateurs, mettant en évidence le mode d'organisation, les conditions et les enjeux nécessaires au fonctionnement de ce premier groupe de pédagogues, de 1976 à 1980, déterminé dans les limites de départ et d'arrivée de la première classe du parcours en question. Le problème central a été décrit comme suit: Comme cela s'est produit lors du fondation du FPD, la mise en œuvre du cours de pédagogie, reconnaissant, à partir des récits de ses fondateurs, le mode d'organisation et de fonctionnement de la première classe; la définition de la proposition de curriculum; l'accomplissement des pratiques pédagogiques et les conditions et enjeux généraux pour le développement des actions de création de l'institution et l'ouverture du cours de Pédagogie? En ce qui concerne les questions connexes, nous avons: Comment les trajectoires de vie, de formation et de performance des fondateurs du cours de Pédagogie en FPD ont-elles été sélectionnées et quelles ont été leurs trajectoires? Quelles traces historiques sont restées dans vos mémoires sur l'organisation pédagogique, les pratiques pédagogiques, les relations et les actions développées au cours des premières années de le cours du soir? Quelle histoire pourraiton reconstituer à partir de l'émergence de l'enseignement supérieur en pédagogie à partir des récits des enseignants, du directeur et des fondateurs? De cette façon, nous défendons l'affirmation selon laquelle l'histoire de la vie institutionnelle est collective, et elle n'est pas construite uniquement comme un ensemble organisé de connaissances académiques et de procédures bureaucratiques – plus que cela – elle est établie dans l'entrelacement des histoires de vie et dans les mémoires individuelles, qui gardent et actualisent le sens des expériences de formation, toujours ouvertes à de nouvelles interprétations et à la production de significations, car elles ne se limitent pas à la temporalité de ce qui a été vécu comme passé, mais impliquent la relation dynamique passé / présent / futur, comme mouvement pendant du temps historique. Les résultats obtenus ont révélé l'importance de ce processus de valorisation mnémonique du passé, et ont permis de relire l'institution, en accordant de nouvelles significations aux connaissances, procédures et pratiques apprises dans le cadre des expériences partagées dans le cadre du cours de Pédagogie, comme une situation récurrente de performance des personnes impliquées dans la recherche, suscitant de nouvelles recherches et favorisant une meilleure compréhension des processus de formation qui ont eu lieu dans le cadre de l'enseignement supérieur de nuit à Sergipe, notamment dans une institution privée, constituant ainsi une mémoire institutionnelle. |
Palavras-chave: | Educação Educação superior Faculdade Pio Décimo Curso de pedagogia noturno Formação docente História oral Pedagogy night course Teacher education Oral history Cours de pédagogie du soir Formation des enseignants Histoire orale Memória Memory Mémoire |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Educação |
Citação: | VIANA, Sônia Maria de Azevedo. Noites pioneiras do ensino superior noturno em Sergipe : memórias da fundação do curso de pedagogia na Faculdade Pio Décimo (1976-1980). 2020. 231 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2020. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15099 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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