Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15110
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorViana, Lindiney Reis-
dc.date.accessioned2022-03-09T20:58:59Z-
dc.date.available2022-03-09T20:58:59Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.citationVIANA, Lindiney Reis. Do cavalete ao computador: uso do software KolourPaint em aulas de arte nos anos finais do ensino fundamental. 2020. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15110-
dc.description.abstractThis research, carried out within the framework of the Post-Graduate Program in Education at the Federal University of Sergipe (PPGED / UFS), aimed to understand the students learning process in the final years of elementary school, through the KolourPaint software, based on educational assumptions of Digital Technologies of Information and Communication (DTIC) use (SANTAELLA, 2007, 2010; SCHNEIDER, 2002, 2013; SILVA; GOMES, 2015) and its relationship with the Art teaching (OLIVEIRA; GARCEZ, 2006; OSTROWER, 2001, 2004). It was a qualitative study, with technical procedures as field research using simple observation. The instruments used for data collection were the students' reports during the drawing and painting class, using the KolourPaint software in a computer lab, in a 9th grade class at a municipal school in the educational system, located in Aracaju / Sergipe. The data were interpreted according to the content analysis technique, as categorized by Bardin (2011), envisioning the development of skills and the students learning process of students in Art. Results made possible to identify KolourPaint software benefits for working with the contents of the Art curriculum, in addition to understand how digital resources tension learning in elementary school. It was also possible to perceive the need for the teacher to know, as a priori the students' skills in DTIC to better mediate the contents in discipline. It is concluded, therefore, that the students appropriated the software and reframed learning, in addition to the fact that the KolourPaint software has technical resources, which can be used mainly to understand the different languages of the visual arts and develop artistic skills, exploring possibilities of creativity, interaction and collaboration in Basic Education.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectEnsino de artepor
dc.subjectTecnologia da informaçãopor
dc.subjectTecnologia da comunicaçãopor
dc.subjectSoftware KolourPaintpor
dc.subjectTecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)por
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectArt teachingeng
dc.subjectKolourPaint softwareeng
dc.subjectDigital Technology of Information and Communicationeng
dc.subjectElementary schooleng
dc.titleDo cavalete ao computador: uso do software KolourPaint em aulas de arte nos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Mezzaroba, Cristiano-
dc.description.resumoEsta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS), teve como objetivo compreender o processo de aprendizagem dos alunos nos anos finais do Ensino Fundamental, por meio do software KolourPaint, fundamentando-se nos pressupostos da educação com o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) (SANTAELLA, 2007, 2010; SCHNEIDER, 2002, 2013; SILVA; GOMES, 2015) e sua relação com o ensino de Arte (OLIVEIRA; GARCEZ, 2006; OSTROWER, 2001, 2004). Tratou-se de um estudo de natureza qualitativa, tendo como procedimentos técnicos a pesquisa de campo com uso de observação simples. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram os relatos dos alunos durante aula de desenho e pintura, utilizando o software KolourPaint em laboratório de informática, numa turma de 9º ano, em uma escola da rede municipal de ensino, localizada em Aracaju/Sergipe. Os dados foram interpretados de acordo com a técnica de análise de conteúdo, conforme categorização de Bardin (2011), vislumbrando o desenvolvimento de habilidades e o processo de aprendizagem dos alunos em Arte. Os resultados permitiram identificar benefícios do software KolourPaint para se trabalhar os conteúdos do currículo de Arte, além de compreender como os recursos digitais tensionam a aprendizagem no Ensino Fundamental. Foi possível perceber, também, a necessidade do professor conhecer, a priori, as habilidades dos aprendizes com as TDIC para melhor mediar os conteúdos na disciplina Arte. Conclui-se, assim, que os alunos se apropriaram do software e ressignificaram aprendizagens, além de que o software KolourPaint apresenta recursos técnicos positivos, podendo ser utilizado, principalmente, visando a compreensão das diversas linguagens das artes visuais e desenvolver habilidades artísticas, explorando possibilidades de criatividade, interação e colaboração na Educação Básica.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.contributor.advisor-co1Schneider, Henrique Nou-
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LINDINEY_REIS_VIANA.pdf1,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.