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dc.contributor.authorSantos, Iane da Silva-
dc.date.accessioned2022-03-18T22:14:34Z-
dc.date.available2022-03-18T22:14:34Z-
dc.date.issued2020-01-24-
dc.identifier.citationSANTOS, Iane da Silva. A análise da BNCC de língua inglesa: multiletramentos. 2020. 114 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15177-
dc.description.abstractThis research seeks to analyze the Common National Curriculum Base (BNCC), which, released in 2017, is a mandatory document that aims to guarantee the necessary curriculum components for Basic Education, in which the English Language (LI) has remained as a mandatory foreign language. The objective of this dissertation is to analyze what the BNCC perspectives are, taking into account the teaching-learning goals, specifically related to the teaching of LI in the perspective of multi-tools and multimodality. Thus, the contents chosen by the Base for foreign language teaching and their social implications and citizen education are analyzed, as well as comparisons between the Base and the previous official documents, which will continue to serve as parameters for national education. After this stage, an English language textbook will be analyzed, as support for the analysis of the Base, observing if the contents (description of the textual genres covered) and the BNCC ideals are already being contemplated and how they could be modified to better serve the precepts of that document. The qualitative analysis has the support of theorists who discuss the different topics that arise when emerging in the details of BNCC, such as Cope e Kalantzis (2006, 2008, 2009, 2018), Oliveira (2014), Tagata (2017), Oliveira e Dering (2018), Araújo e Larré (2018), among other authors. The results show that the theory of multi-courses is directly interconnected with the new needs of education, due to its innovative character in the perspective of reading and understanding of digital, critical and media literacies, among others. In this context, the research also found that even with the innovation of theories and new documents, education still remains challenging due to the absence of external and material factors that would facilitate and make English language teaching in public and private institutions more captivating.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLíngua Inglesapor
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular (BNCC)por
dc.subjectBNCC de Língua Inglesapor
dc.subjectMultiletramentospor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.titleA análise da BNCC de língua inglesa: multiletramentospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Mariléia Silva dos-
dc.description.resumoA presente pesquisa busca analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que, divulgada em 2017, é um documento obrigatório que visa garantir os componentes curriculares necessários para a Educação Básica, no qual a Língua Inglesa (LI) se manteve como língua estrangeira obrigatória. O objetivo da presente dissertação é analisar quais as perspectivas da BNCC, levando em conta as metas de ensino-aprendizagem, especificamente relacionadas ao ensino de LI na perspectiva dos multiletramentos e da multimodalidade. Assim, são analisados os conteúdos escolhidos pela Base para o ensino do idioma estrangeiro e suas implicações sociais e de formação cidadã, além de comparações entre a Base e o os documentos oficiais anteriores, que continuarão servindo de parâmetros para a educação nacional. Depois dessa etapa, é analisado um livro didático de língua inglesa, como suporte para a análise da Base, observando se os conteúdos (descrição dos gêneros textuais abordados) e os ideais da BNCC já estão sendo contemplados e como esses poderiam ser modificados para atenderem melhor aos preceitos do referido documento. A análise qualitativa conta com o apoio de teóricos que discutem os diferentes tópicos que surgem ao se emergir nos detalhes da BNCC, como Cope e Kalantzis (2006, 2008, 2009, 2018), Oliveira (2014), Tagata (2017), Oliveira e Dering (2018), Araújo e Larré (2018), dentre outros autores. Os resultados evidenciam que a teoria dos multiletramentos está diretamente interligada com as novas necessidades da educação, pelo seu caráter inovador na perspectiva de leitura e compreensão dos letramentos digitais, críticos, midiáticos, dentre outros. Nesse contexto, a pesquisa também constatou que, mesmo com a inovação de teorias e novos documentos, a educação ainda continua sendo desafiadora pela ausência de fatores externos e materiais que facilitariam e tornariam mais cativante o ensino de língua inglesa nas instituições públicas e privadas.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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