Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15200
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Wictor Alexandre da Silva-
dc.date.accessioned2022-03-23T14:49:14Z-
dc.date.available2022-03-23T14:49:14Z-
dc.date.issued2021-09-21-
dc.identifier.citationSantos, Wictor Alexandre da Silva. Estado da arte das salas de leitura e a influência da vulnerabilidade social : uma análise das produções das Universidades Federais do Nordeste do Brasil (2010-2020). São Cristóvão, 2021. Monografia (graduação em Biblioteconomia e Documentação) – Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15200-
dc.description.abstractThe theme about reading rooms is gaining ground in Library Science and Education, due to the application of the law 12,244/2010, which establishes a period of ten years for elementary schools to create their libraries with the performance of librarians. However, reading rooms become more used instead of libraries due to budget issues. Due to this presence, the objective of the research is to know the academic production on reading rooms, delimiting itself to the repositories of federal universities in the Northeast of Brazil, produced between 2010 and 2020, to analyze which definitions and characteristics are attributed to these spaces by the authors and understand how the theme of social vulnerability is inserted in the respective academic works on reading rooms. The problem is: how are reading rooms defined and characterized by the communities in which they are inserted, through scientific productions in the Northeast of Brazil? From the methodological aspects, a bibliographic research with a quali-quantitative approach was adopted, using a sample of 404 works retrieved from the researched repositories. As a result, it was observed that reading rooms are treated, most of the time, only in terms of their dimension and physical structure, without further elaboration and description of their activities. There is a greater location of classrooms in schools, with a noticeable concern to build such spaces in vulnerable places. It is expected that this work will contribute to a greater awareness of the importance of libraries, so that institutions can build libraries with adequate infrastructure, and with the hiring of librarians, raising awareness for the construction of these environments in places of vulnerability, contributing to training personal and critical education.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCiência da informaçãopor
dc.subjectBiblioteconomiapor
dc.subjectSala de leitura, Nordestepor
dc.subjectBiblioteconomia socialpor
dc.subjectVulnerabilidade socialpor
dc.subjectBiblioteca escolarpor
dc.subjectProdução científicapor
dc.subjectSocial librarianshipeng
dc.subjectReading rooms, Northeasteng
dc.subjectSocial vulnerabilityeng
dc.subjectSchool libraryeng
dc.subjectScientific productioneng
dc.titleEstado da arte das salas de leitura e a influência da vulnerabilidade social : uma análise das produções das Universidades Federais do Nordeste do Brasil (2010-2020)pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Janaina Ferreira Fialho-
dc.description.resumoA temática acerca das salas de leitura ganha espaço na Biblioteconomia e na Educação, devido à aplicação da lei 12.244/2010, a qual estabelece o prazo de dez anos para escolas do ensino básico criarem suas bibliotecas com atuação de bibliotecários. Porém as salas de leitura se tornam mais utilizadas em detrimento das bibliotecas devido às questões orçamentárias. Por essa presença, objetiva-se na pesquisa conhecer a produção acadêmica sobre as salas de leitura, delimitando-se aos repositórios das universidades federais do Nordeste do Brasil, produzidas entre 2010 a 2020, analisar quais definições e características são atribuídas a esses espaços pelos autores e compreender como a temática da vulnerabilidade social é inserida nos respectivos trabalhos acadêmicos sobre salas de leitura. Tem-se como problema: como as salas de leitura são definidas e caracterizadas mediante as comunidades nas quais estão inseridas, por meio das produções científicas do Nordeste do Brasil? Dos aspectos metodológicos, adotou-se a pesquisa bibliográfica com abordagem quali-quantitativa, utilizando-se uma amostra de 404 trabalhos recuperados nos repositórios pesquisados. Como resultado, foi possível observar que as salas de leitura são tratadas, na maioria das vezes, apenas em sua dimensão e estrutura física, sem aprofundamento e descrição de suas atividades. Observa-se a maior localização das salas em escolas, sendo perceptível a preocupação em construir tal espaços em locais vulneráveis. Espera-se que esse trabalho contribua para uma maior percepção da importância das bibliotecas, para que que as instituições possam construir bibliotecas com infraestrutura adequada, e com a contratação de bibliotecários, sensibilizando para a construção desses ambientes em locais de vulnerabilidade, contribuindo para a formação pessoal e a educação crítica.pt_BR
dc.publisher.departmentDCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wictor _Alexandre_Silva_Santos.pdf899,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.