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Document Type: Dissertação
Title: Os corpos da via crucis: o efeito cômico em Clarice Lispector
Authors: Ferreira, Eliliane Santos
Issue Date: 26-Feb-2021
Advisor: Mendonça, Fernando de
Resumo : O objetivo desta pesquisa é abordar o corpo feminino e o efeito cômico na obra A via crucis do corpo (1974), compilação de contos de Clarice Lispector que carrega uma temática diferente de suas outras obras, e que por isso não teve a mesma aceitação crítica. Composto por treze contos, nos fala sobre temas como sexualidade na melhor idade, masturbação e traição. As classificações que recebeu, encobriram seu verdadeiro e real potencial, no entanto, o cenário diante dessa obra vem sendo mudado a partir das perspectivas críticas feministas e dos estudos de gênero. Abordaremos dois vieses presentes nesse texto lispectoriano, que serão o corpo das personagens femininas e o efeito cômico. Para a construção e argumentação do primeiro ponto, utilizamos autores como David Le Breton (2010) e Elódia Xavier (2007), enquanto para a construção do cômico partimos das concepções de Henri Bergson (2007) e Sigmund Freud (1905), alertando que tantos outros de tamanha importância ainda são acrescentados no decorrer da pesquisa, como Benjamin Moser (2009), Vilma Arêas (2005), Gérard Genette (2009) e outros. Esta pesquisa se vale de um método qualitativo, apoiando-se em fichamentos de cunho teórico para a leitura e análise dos treze contos. O intuito é mostrar que a relação corpo/cômico se dá no decorrer de todas as narrativas, buscando dar ênfase nos estudos dessa relação e da obra em questão, uma vez que notamos não haver reflexões prévias que aprofundem tais aspectos na referida obra.
Abstract: The aim of this research is to approach the female body and the comic effect in the work A via crucis do corpo (1974), a compilation of short stories by Clarice Lispector that carries a different theme from her other works, and that therefore did not have the same critical acceptance . Composed of thirteen short stories, it tells us about topics such as sexuality at the best age, masturbation and betrayal. The classifications he received covered up his true and real potential, however, the scenario facing this work has been changed from the critical feminist perspectives and gender studies. We will approach two biases present in this lispectorian text, which will be the body of the female characters and the comic effect. For the construction and argumentation of the first point, we used authors such as David Le Breton (2010) and Elódia Xavier (2007), while for the construction of the comic we started from the conceptions of Henri Bergson (2007) and Sigmund Freud (1905), warning that so many others of such importance are still added in the course of the research, such as Benjamin Moser (2009), Vilma Arêas (2005), Gérard Genette (2009) and others. This research is based on a qualitative method, based on theoretical records for the reading and analysis of the thirteen short stories. The aim is to show that the body / comic relationship takes place in the course of all narratives, seeking to emphasize the studies of this relationship and the work in question, since we note that there are no previous reflections that deepen such aspects in that work.
Keywords: Literatura brasileira
Corpo e narrativa
Gênero cômico
Crítica feminista
Clarice Lispector
Brazilian literature
Body and narrative
Comedy genre
Feminist criticism
Subject CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Program Affiliation: Pós-Graduação em Letras
Citation: FERREIRA, Eliliane Santos. Os corpos da via crucis: o efeito cômico em Clarice Lispector. 2021. 108 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15208
Appears in Collections:Mestrado em Letras

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