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Document Type: Dissertação
Title: Professores de espanhol em atuação: aspectos da identidade profissional docente na contemporaneidade
Authors: Passos, Cristina Andrade dos Santos
Issue Date: 13-Aug-2019
Advisor: Zacchi, Vanderlei José
Resumo : A temática identidade profissional docente despontou como uma área distinta de pesquisa com investigações variadas no âmbito educacional. As contínuas negociações dos professores em sua prática diária e na interação com outros profissionais fazem parte do contexto sóciohistórico na contemporaneidade, caracterizado por mudanças aceleradas e constantes. Inserindo-se no âmbito da Linguística Aplicada, o presente trabalho tem como objetivo investigar a identidade profissional docente do professor de língua espanhola no contexto atual, ao buscar compreender como os professores se veem e se definem em relação ao seu trabalho e às condições de sua prática. A mudança na política educacional envolvendo a oferta do componente curricular espanhol resulta em nova (re)negociação, tanto no pessoal quanto no profissional, através de dilemas, repercussões, ou até mesmo, a resistência à mudança com ações para a permanência do ensino de língua espanhola. Como objetivos específicos, a pesquisa busca: a) identificar os elementos que caracterizam a identidade docente, sobretudo, os desafios lançados ao profissional na contemporaneidade; b) verificar a identidade profissional do professor de língua espanhola a partir dos aspectos da profissão manifestados pelos próprios docentes; c) estabelecer um diagnóstico a respeito da língua espanhola, com a finalidade de levantar informações a respeito do atual cenário da política educacional devido à revogação da Lei 11.161/2005. Para tecer as discussões, o referencial teórico considera o mote identidade no cenário da modernidade e da contemporaneidade através de autores como Bauman (2005), Giddens (2002), Hall (2006, 2012), Gee (2000), assim como os estudos sobre diferença de Silva (2012), alteridade de Bakhtin (2006) e a construção das identidades profissionais de Claude Dubar (2005, 2009, 2012), Nóvoa (2000, 1999, 1995) e Tardif (2000, 2002) acerca da identidade docente. O aparato teórico-metodológico que se adota nesta pesquisa é de natureza qualitativa interpretativista, por meio da aplicação de um questionário para professores de espanhol em atuação. A análise dos dados revelou que há diferentes aspectos na identidade profissional dos docentes de espanhol, à medida que o processo identitário é ressignificado, a partir da visão acerca de si mesmo na profissão e das relações valorativas com outros sujeitos. A pesquisa concluiu que é fundamental a discussão a respeito da profissão de professor de espanhol para que a legitimação e o espaço profissional sejam refletidos no momento atual.
Abstract: La identidad profesional surgió como un área distinta de pesquisa con investigaciones variadas en el campo educativo. Las continuas negociaciones de los docentes en su práctica diaria y la interacción con otros profesionales forman parte del contexto sociohistórico contemporáneo, caracterizado por cambios acelerados y constantes. En el contexto de la lingüística aplicada, esta pesquisa tiene como objetivo investigar la identidad profesional docente del profesor de español en el contexto actual, buscando comprender cómo los profesores se ven y se definen a sí mismos en relación con su trabajo y las condiciones de su práctica. El cambio en la política educacional referente a la lengua española da como resultado una nueva (re) negociación, tanto personal como profesional, a través de dilemas, repercusiones o incluso resistencia al cambio con acciones para la permanencia de la enseñanza del idioma español. Como objetivos específicos, la investigación busca: a) identificar los elementos que caracterizan la identidad docente, especialmente los desafíos planteados al profesional en los tiempos contemporáneos; b) verificar la identidad profesional del profesor de español a partir de los aspectos de la profesión manifestados por los propios profesores; c) establecer un diagnóstico sobre el idioma español, con el fin de profundizar sobre el escenario actual de la política educativa debido a la derogación de la Ley 11.161/2005. Para las discusiones, el marco teórico considera el tema identidad en el escenario de la modernidad y la contemporaneidad a través de autores como Bauman (2005), Giddens (2002), Hall (2006, 2012), Gee (2000), así como estudios sobre la diferencia de Silva (2012), la alteridad de Bakhtin (2006) y la construcción de las identidades profesionales de Claude Dubar (2005, 2009, 2012), y sobre la identidad docente de Nóvoa (2000, 1999, 1995) y Tardif (2000, 2002). El marco teórico-metodológico elegido para esta investigación es de carácter cualitativo interpretativo, mediante la aplicación de un cuestionario a profesores de español. El análisis de los datos reveló que hay diferentes aspectos en la identidad profesional de los profesores de español, ya que el proceso de identidad se vuelve a significar, según la visión de uno mismo en la profesión y las relaciones de valor con otros individuos. La investigación concluyó que la discusión sobre la profesión del profesor de español es fundamental para que la legitimación y el espacio profesional se reflejen en el momento presente.
The thematic professional identity emerged as a distinct area of research with varied research in the educational field. The continuous negotiations of teachers in their daily practice and interaction with other professionals are part of the socio-historical context in contemporary times characterized by accelerated and constant changes. The purpose of this paper is to investigate the professional identity of the Spanish-speaking teacher in the current context, in order to understand how teachers see and define themselves in relation to their work and the conditions of their work. practice. The change in educational policy involving the provision of the Spanish curricular component results in a new (re) negotiation, both in the personal and in the professional, through dilemmas, repercussions, or even resistance to change with actions for the permanence of language teaching Spanish. As specific objectives, the research seeks to: a) identify the elements that characterize the teaching identity, above all, the challenges faced by professionals in the contemporary world; b) establish a diagnosis regarding the Spanish language, with the purpose of raising information about the current educational policy scenario due to the repeal of Law 11.161 / 2005; c) verify the professional identity of the Spanish-speaking teacher from the aspects of the profession expressed by the teachers themselves. In order to weave the discussions, the theoretical framework considers the mote identity in the scenario of modernity and contemporaneity through authors such as Bauman (2005), Giddens (2002), Hall (2006, 2012), Gee (2000), as well as studies on and the construction of the professional identities of Claude Dubar (2005, 2009, 2012), Nóvoa (2000, 1999, 1995) and Tardif (2000, 2002) on teacher identity. The methodological theoretical framework that is adopted in this research is of a qualitative interpretative nature, through the application of a questionnaire for teachers of Spanish in action. The analysis of the data revealed that there are different aspects in the professional identity of Spanish teachers, as the identity process is re-signified, from the view about oneself in the profession and the value relations with other subjects. The research concluded that the discussion about the profession of Spanish teacher is fundamental so that legitimacy and professional space are reflected in the current moment.
Keywords: Formação de professores
Linguística aplicada
Línguas modernas
Língua espanhola
Identidade docente
Espanhol
Língua estrangeira
Identidad docente
Formación de profesores
Lingüística aplicada
Español
Lengua extranjera
Teaching identity
Teacher education
Applied linguistics
Spanish foreign language
Subject CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Program Affiliation: Pós-Graduação em Letras
Citation: PASSOS, Cristina Andrade dos Santos. Professores de espanhol em atuação: aspectos da identidade profissional docente na contemporaneidade. 2019. 168 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15216
Appears in Collections:Mestrado em Letras

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