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dc.contributor.authorSouza, João Pedro Santos de-
dc.date.accessioned2022-03-25T13:10:24Z-
dc.date.available2022-03-25T13:10:24Z-
dc.date.issued2021-07-22-
dc.identifier.citationSouza, João Pedro Santos de. Mangá/animé : práticas corporais ligadas ao Eídolon em praticantes de cosplay. São Cristóvão, 2021. Monografia (graduação em Educação Física) – Departamento de Educação Física, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15226-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectEnsino de educação físicapor
dc.subjectPráticas corporaispor
dc.subjectAnimépor
dc.subjectCosplaypor
dc.subjectEídolonpor
dc.subjectMangápor
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpor
dc.titleMangá/animé : práticas corporais ligadas ao Eídolon em praticantes de cosplaypt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Zobole, Fábio-
dc.description.resumoComo avanço das tecnologias midiáticas ao decorrer do tempo, mídias antes exclusivas de suas respectivas sociedades, passam a ser compartilhadas com todo o mundo, resultando em algumas mudanças nos indivíduos que tem contato com essas mídias. Essa pesquisa analisa as possíveis influencias que mangás e animés exercem em práticas corporais ligadas ao eídolon em praticantes de cosplay do personagem Naruto nas comunidades Otaku/Atome da cidade de Aracaju-SE. O Mangá é o nome dado às histórias em quadrinhos de origem japonesa. Os Animéssão os desenhos animados feitos no Japão, que tem também inspiração nos mangás, tanto na arte como na adaptação de obras originais.Acomunidade Otaku/Atome é formada por fãs e apreciadores dos animés e mangás, que cresceu e gerou um sentimento tão grande de adoração por essas produções que seus consumidores acabaram querendo ser um duplo (eídolon) dos personagens contidos nas histórias. Sendo assim, nasce o Cosplayuma atividade que consiste em se fantasiar da formamais semelhante possível com um determinado personagem.No âmbito desse estudo monográfico estaremos atentos a somente um personagem de mangá/animé: o “Naruto Uzumaki”. A prática do cosplayfaz alusão a palavra ídolo que tem em seu fundamento etimológico no termo grego eídolon que nos remete a concepção de “duplo”. O eídolon“move-se em dois planos ao mesmo tempo contrastados: no momento em que se mostra presente, revela-se como não pertencente a este mundo, mas a um mundo inacessível” (VERNANT, 1990, p. 309).Tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa analisada sob o viés de um estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados foram utilizadas entrevista semiestruturadas com praticantes de cosplay do personagem Naruto, com membros da família e amigos desses cospleyers. Como resultado percebeu-se que a prática corporal do cosplay é pautada em toda uma ritualística onde o praticante acesa o seu duplo com o personagem tanto pelas vias da psyché como dadoeiconpt_BR
dc.publisher.departmentDEF - Departamento de Educação Física – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqOUTROSpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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