Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15237
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorAlencar, Juselice Alves Araujo de-
dc.date.accessioned2022-03-28T20:44:56Z-
dc.date.available2022-03-28T20:44:56Z-
dc.date.issued2021-02-23-
dc.identifier.citationALENCAR, Juselice Alves Araujo de. A formação da dama higiênica. A educação feminina em teses médicas da Faculdade de Medicina da Bahia na segunda metade do século XIX (1851-1898). 2021. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15237-
dc.description.abstractThis research has as its goal to understand the sense of prescriptions concerning the feminine education in theses written and upheld by doctors of the Faculdade de Medicina da Bahia (Medicine Faculty of Bahia), in the second half of the 19th century, specifically during the period of 1851 to 1898, which corresponds respectively to the years of defence of the first and the last identified and analysed thesis. The following specific goals were proposed: To investigate the nature of educational prescriptions found in the medical theses; to analyse similarities and/or divergences in the medical-hygienic discourse; to interpret the reach and social spaces for which these prescriptions were addressed. I used the historiographic approach of Roger Cartier (1990, 1991, 1992) as of the notion of representation to understand how the social relations are woven in each epoch. As a result of documental research, 12 medical theses (19th century) were identified, selected, collected and analysed from the archive of the Biblioteca Gonçalo Moniz / Memória da Saúde Brasileira (Gonçalo Moniz Library / Brazilian Health Memory), of the Faculdade de Medicina da Bahia / UFBA (Medicine Faculty of Bahia / UFBA). The doctors who authored the doctoral theses built a discourse regarding the women’s education that resulted in hygienic prescriptions concerning behaviour rules, pregnancy and marriage hygiene, breastfeeding, health care, in order to regulate women’s manners and behaviours at the home space (family) and at other social spaces.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação da mulherpor
dc.subjectFaculdade de Medicina da Bahiapor
dc.subjectHigienepor
dc.subjectHistória da educaçãopor
dc.subjectTeses médicaspor
dc.subjectWomen’s educationeng
dc.subjectHygieneeng
dc.subjectHistory of educationeng
dc.subjectMedical theseseng
dc.titleA formação da dama higiênica. A educação feminina em teses médicas da Faculdade de Medicina da Bahia na segunda metade do século XIX (1851-1898)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Conceição, Joaquim Tavares da-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo compreender o sentido de prescrições a respeito da educação feminina em teses escritas e defendidas por médicos da Faculdade de Medicina da Bahia, na segunda metade do século XIX, especificamente no período de 1851 a 1898 que corresponde, respectivamente, aos anos de defesa da primeira e da última tese identificada e analisada. Foram propostos os seguintes objetivos específicos: Investigar a natureza de prescrições educacionais encontradas nas teses médicas; analisar similitudes e/ou divergências no discurso médicohigiênico; interpretar o alcance e espaços sociais a que se direcionaram essas prescrições. Utilizei a abordagem historiográfica de Roger Chartier (1990, 1991, 1992) a partir da noção de representação para compreender como em cada época se tecem as relações sociais. Como resultado de pesquisa documental, foram identificadas, selecionadas, coletadas e analisadas 12 teses médicas (século XIX) do acervo da Biblioteca Gonçalo Moniz / Memória da Saúde Brasileira, da Faculdade de Medicina da Bahia / UFBA. Os médicos autores das teses doutorais construíram um discurso em torno da educação das mulheres que resultou em prescrições higiênicas em torno de regras de comportamento, higiene da gravidez e do casamento, amamentação, cuidados com a saúde, com a finalidade de regrar modos e comportamentos da mulher no espaço da casa (família) e em outros espaços sociais.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JUSELICE_ALVES_ARAUJO_ALENCAR.pdf1,01 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.