Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15288
Tipo de Documento: Relatório
Título: Potencial inseticida do óleo essencial de Cymbopogon citratus para o controle de formigas cortadeiras do gênero atta (Hymenoptera: Formicidae)
Título(s) alternativo(s): Óleo essencial Cymbopogon citratus para controle de formigas cortadeiras do gênero Atta (Hym.: Formicidae)
Autor(es): Bento, Paulo Felix
Data do documento: 2021
Orientador: Ribeiro, Genésio Tâmara
Resumo: Considerada praga de maior importância para o setor silvicultural e agrícola, as formigas cortadeira (Formicidae: Attini), promovem perdas inestimáveis em culturas de grande importância econômica como em plantações de eucalipto, a partir do corte de suas folhas, comprometendo seu desenvolvimento e consequentemente a produtividade. Os constituintes químicos presentes em óleos essenciais tem sido cada vez mais estudados por apresentarem uma ampla gama de atividades biológicas. O objetivo do trabalho foi analisar o potencial inseticida do óleo essencial do Cymbopogon citratus no controle da formiga cortadeira Atta sexdens. O óleo essencial foi obtido da empresa Destilaria Bauru Ltda. (Catanduva, São Paulo, Brasil), extraído por hidrodestilação em escala industrial. Na aplicação tópica foram coletadas 140 formigas, sendo divididas em 5 tratamentos, com 4 repetições, mantidas em placas de Petri, umedecidas com 0,5 mL de água destilada, mantidas em freezer a 4 °C por 1 min, em seguida foi aplicado 1μL do óleo essencial de C. citratus e acetona (controle) na região protorácica. Em seguida foram mantidas em estufas do tipo B.O.D., em temperatura de 25±1ºC, umidade relativa >70% e fotoperíodo de 12 horas. As avaliações foram feitas 48 h após a aplicação dos tratamentos, sendo que para a determinação das concentrações letais foram avaliadas em 5 concentrações. Na aplicação por fumigação, as formigas foram mantidas em um pote de vidro (250 mL), forrado com um filtro umedecido a 0,5 mL de água destilada, o óleo essencial foi aplicado com auxílio de micropipeta sobre um papel no centro do pote, foi utilizado 10 μL da solução do óleo essencial, mantidos em mesmo local e em temperaturas semelhantes ao da aplicação tópica. A avaliação de mortalidade foi no período de 48 horas, semelhante a aplicação tópica. Para determinar a concentração letal foram usadas 10 concentrações. As concentrações capazes de causar a mortalidade de 50% das formigas foi de 1,48 µL-1 variando entre 1,02 a 2,62 µL-1 na aplicação tópica e a mortalidade de 90% das formigas foi de 47,90 µL-1 variando entre e 10,95 µL-1 7,92 a 20,55 µL-1 na aplicação por fumigação. Os resultados evidenciam o potencial do óleo essencial de C. citratus, como uma alternativa natural e promissora, para o desenvolvimento de bio-inseticidas, visando o manejo de A. sexdens.
Palavras-chave: Ciências florestais
Proteção florestal
Óleos essenciais
Inseticida
Cymbopogon citratus
Formigas
Saúva
Controle alternativo
Aplicação tópica
Gênero Atta (Hymenoptera: Formicidae)
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe - Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - Coordenação de Pesquisa
Licença: Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15288
Aparece nas coleções:31° Encontro de Iniciação Científica da UFS
PIBIC e PICVOL 2020/2021
Relatórios de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PotencialInseticidaCymbopogonCitratus.pdf318,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.