Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15314
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSilva Neto, Manoel Ivo da-
dc.date.accessioned2022-04-08T12:59:48Z-
dc.date.available2022-04-08T12:59:48Z-
dc.date.issued2020-10-20-
dc.identifier.citationSilva Neto, Manoel Ivo da. A percepção de microempreendedores acerca da importância do Instagram como ferramenta de marketing para a empresa : um estudo sobre barbearias de Aracaju-SE. São Cristóvão, 2020. Monografia (graduação em Administração) - Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15314-
dc.description.abstractThis work had the purpose to analyze the businessman’s perception about the importance of Instagram as a tool for the development of barber shops in AracajuSE. Furthermore, the goal is trying to identify the profile of barbershop's owners; how they manage their social medias; About their satisfaction with Instagram; Their financial investment on Instagram; and about any obstacles of utilization. The concepts that conducted the study were: entrepreneurship (process of creating something different and with value, dedicating the necessary time and effort, taking the corresponding financial, psychological and social risks and receiving the consequent rewards of personal economic satisfaction), marketing (social process through which individuals or groups of individuals manage to get what they need and what they want with the creation and free offer of products and services) and innovative barbers (are those who want to put the customer at the center of their business and offer different services while leaving them at will, making the barber shop a place of pleasure and leisure for them). It was a qualitative research, exploratory. Six micro-companies in the chosen branch were researched and the interviews were conducted using a semi-structured script. The data obtained were analyzed and the main results found were: (i) the motivation to open an innovative company was the opportunity; (ii) microentrepreneurs are satisfied and fulfilled with the new barbershop concept to serve customers; (iii) all surveyed micro companies use the social network Instagram; (iv) most micro companies make financial investments on Instagram; (v) the majority of microentrepreneurs are satisfied with the tool, and claim that it helped them to create a competitive advantage in the market, attract more users to the social network, enhance the brand and retain more customers.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectEnsino de administraçãopor
dc.subjectInstagrampor
dc.subjectBarbeariaspor
dc.subjectEmpreendedorismopor
dc.subjectInstagrameng
dc.subjectInnovative barber shopseng
dc.subjectEntrepreneurshipeng
dc.subjectPrestação de serviçospor
dc.titleA percepção de microempreendedores acerca da importância do Instagram como ferramenta de marketing para a empresa : um estudo sobre barbearias de Aracaju-SEpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Zambanini, Marcos Eduardo-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo analisar a percepção de microempreendedores acerca da importância do Instagram como ferramenta de desenvolvimento das barbearias de Aracaju-SE. Procurou-se, secundariamente, identificar o perfil dos microempreendedores do ramo de barbearias; como os microempreendedores administram as suas redes sociais; a satisfação das barbearias pesquisadas com o uso do Instagram; o investimento financeiro que as empresas pesquisadas realizam no Instagram; e se há obstáculos na utilização do Instagram pelas empresas pesquisadas. Os conceitos que conduziram o estudo foram: empreendedorismo (processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessário, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as conseqüentes recompensas da satisfação econômica pessoal), marketing (processo social por meio do qual indivíduos ou grupo de indivíduos conseguem obter o que necessitam e o que desejam com a criação e livre oferta de produtos e serviços) e barbeiros inovadores (são aqueles que querem colocar o cliente no centro de seu negócio e oferecer diversos serviços deixando-os a vontade, tornando a barbearia em um lugar de prazer e lazer para estes). Foi uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória. Foram pesquisadas seis microempresas do ramo escolhido e as entrevistas foram realizadas por meio de roteiro semi-estruturado. Os dados obtidos foram analisados e os principais resultados encontrados foram: (i) a motivação para abrir uma empresa inovadora foi a oportunidade; (ii) os microempreendedores estão satisfeitos e realizados com o novo conceito de barbearia para atender os clientes; (iii) todas as microempresas pesquisadas utilizam a rede social Instagram; (iv) a maioria das microempresas fazem investimento financeiro na utilização do Instagram; (v) os microempresários, em sua maioria, encontram-se satisfeitos com a ferramenta, e afirmam que a mesma os ajudou a criar vantagem competitiva no mercado, a atrair mais usuários para a rede social, a valorizar a marca e a fidelizar mais clientes.pt_BR
dc.publisher.departmentDAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Manoel_Ivo_Silva_Neto.pdf589,67 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.