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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15431
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Dimensionamento de tubos automotivos de poliamida e seleção de materiais a partir de uma perspectiva de sustentabilidade |
Autor(es): | Ramos, Wallyson Souza |
Data do documento: | 9-Fev-2022 |
Orientador: | Ueki, Marcelo Massayoshi |
Resumo: | Ao longo dos últimos anos, a presença crescente de polímeros nos automóveis contribuiu bastante para a redução do consumo de combustível. Esse mercado é majoritariamente dominado por poliamidas petroquímicas, como a poliamida 12, que é utilizada para produzir tubos automotivos. No entanto, a chegada ao mercado de poliamidas derivadas de recursos renováveis (PA1010 e PA610) com maior resistência mecânica que a PA12 criou uma expectativa pela redução de peso e de impactos ambientais tão logo esta última fosse substituída. Este trabalho buscou avaliar o impacto ambiental referente à emissão gases de efeito estufa ao longo do ciclo de vida de tubos automotivos por meio da substituição da PA12 pelas poliamidas PA610 e PA1010. Foram realizados ensaios de tração e de calorimetria diferencial de varredura para avaliar as propriedades mecânicas e térmicas das poliamidas PA1010, PA610, blendas PA1010/PA610 e PA12. Também foi avaliado o ciclo de vida de tubos automotivos a partir das poliamidas biorenováveis e da PA12. Verificou-se que as tensões de escoamento e os índices de cristalinidade das poliamidas biorenováveis e suas blendas apresentaram valores similares. A substituição da PA12 pelas poliamidas PA1010 e PA610 proporcionou uma redução de peso de 20% e 32%, respectivamente. Em relação à emissão de CO2, foram estimadas reduções de 34% para os tubos de PA1010 e 40% para os tubos de PA610. |
Abstract: | The increase of using of polymers in automobiles became possible the decrease of fossil consume in the last years. This market is influenced significantly by fossil-based polyamides, as polyamide 12 that it is used to make fuel tubes. However, the development of bio-based polyamide (PA1010 and PA610) with higher mechanical resistance than PA12 create the possibility of reducing of weigh and environmental impacts after substituting of this. This work aims to reduce of CO2 emission along of automotive tube life cycle by substituting PA12 with PA1010 and PA610. We performed mechanical tests and difference scanning calorimetry for evaluating the mechanical and thermal properties of polyamides PA1010, PA610, blends PA1010/PA610 and PA12. Also, it was performed the life cycle assessment of automotive tubes with bio-based polyamides and PA12. We observed that yield stress and crystallinity degree of bio-based polyamides and blends was almost equal among them.The substitution of PA12 by PA610 and PA1010 provided a decrease in the weight of 20% and 32%, respectively. Regarding the emission of CO2, we observed a decrease of 34% for tubes of PA1010 and 40% for tubes of PA610. |
Palavras-chave: | Engenharia Ciência dos materiais Polímeros Propriedades mecânicas Impacto ambiental Life cycle assessment Polyamide 1010 Polyamide 610 Mechanical properties |
área CNPQ: | ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais |
Citação: | RAMOS, Wallyson Souza. Dimensionamento de tubos automotivos de poliamida e seleção de materiais a partir de uma perspectiva de sustentabilidade. 2022. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15431 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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