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dc.contributor.authorSantos, Fagner Roger dos-
dc.date.accessioned2022-04-19T13:04:04Z-
dc.date.available2022-04-19T13:04:04Z-
dc.date.issued2021-02-18-
dc.identifier.citationSantos, Fagner Roger dos. Gestão de riscos e uma análise dos resultados dos programas de treinamento em uma instituição de Sergipe. São Cristóvão, 2021. Monografia (Graduação em Administração) - Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15441-
dc.description.abstractManaging risks has become essential for organizations that wish to achieve their strategic objectives and ensure the continuity of their business; this is mainly justified by the constant search for increased internal controls within the institutions. In addition, a major paradigm faced by organizations is the difficulty in conducting training that facilitates adaptation, flexibility and positive results in their corporate processes. In this sense, considered one of the tools of People Management, Training and Development (T&D) is a fundamental practice for obtaining effective results within any institution, which shows the real need for further research in the search for adequate models of evaluation and application in T&D. The objective of this study is to analyze the results and the influence of the application of training in the risk management process in an institution in the state of Sergipe. The data collection for the present study has a mixed nature, combined with descriptive research with a transversal temporal perspective. For data collection, a basic qualitative study was carried out through semi-structured interviews, together with the Survey strategy, with the application of questionnaires to the employees of the studied institution. Among the main findings, it was possible to observe that the investment in T&D on employees contributed to the learning about the proposed theme, in addition to enabling the development by the interviewees to emerge new behaviors and skills that did not exist before. It is also observed that the investment in training programs within the institution contributed to the increase in transfer levels and quality of the process, corroborating to studies identified in the literature on the positive contributions regarding training programs in the institutional environment.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectEnsino de administraçãopor
dc.subjectTreinamentopor
dc.subjectT&Dpor
dc.subjectGestão de riscospor
dc.subjectGestão de pessoaspor
dc.subjectTreinamentopor
dc.subjectRisk managementeng
dc.subjectPeople managementeng
dc.subjectTraining and developmenteng
dc.titleGestão de riscos e uma análise dos resultados dos programas de treinamento em uma instituição de Sergipept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Adrianne Garcia Corrêa-
dc.description.resumoGerenciar riscos tem se tornado fundamental para as organizações que desejam alcançar seus objetivos estratégicos e garantir a perenidade do seu negócio; isto se justifica principalmente pela busca constante no aumento dos controles internos dentro das instituições. Além disso, um grande paradigma enfrentado pelas organizações está na dificuldade em realizar treinamentos que facilitem a adaptação, flexibilidade e resultados positivos em seus processos corporativos. Neste sentido, considerada uma das ferramentas da Gestão de Pessoas, o Treinamento e Desenvolvimento (T&D) é uma prática fundamental para obtenção de resultados efetivos dentro de qualquer instituição, o que mostra a real necessidade de aprofundamento na busca de modelos adequados de avaliação e aplicação em T&D. O objetivo deste estudo é analisar os resultados e a influência da aplicação de treinamentos no processo de gestão de riscos em uma instituição no estado de Sergipe. A coleta de dados para o presente estudo possui natureza mista, aliada à pesquisa descritiva com perspectiva temporal transversal. Para a coleta de dados foi realizado o estudo qualitativo básico através de entrevistas semiestruturadas, junto à estratégia Survey com aplicação de questionários aos colaboradores da instituição estudada. Dentre os principais achados foi possível observar que o investimento em T&D sobre os colaboradores contribuiu para o aprendizado sobre o tema proposto, além de possibilitar o desenvolvimento por parte dos entrevistados para surgimento novos comportamentos e habilidades antes inexistentes. Observou-se ainda que o investimento em programas de treinamento dentro da instituição contribuiu para a elevação dos níveis de transferência e qualidade do processo, corroborando para estudos identificados na literatura sobre a contribuições positivas a respeito dos programas de treinamento no ambiente institucional.pt_BR
dc.publisher.departmentDAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ADMINISTRACAO DE PESSOALpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Xênia L’amour Campos-
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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