Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15594
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Diego Rodrigues da Silva-
dc.date.accessioned2022-05-02T22:12:47Z-
dc.date.available2022-05-02T22:12:47Z-
dc.date.issued2022-01-24-
dc.identifier.citationSANTOS, Diego Rodrigues da Silva. Análise do processo de transformação digital do Instituto Federal de Sergipe sob o enfoque da carta de serviços ao usuário. 2022. 291 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15594-
dc.description.abstractThe theme of Digital Transformation has been incorporated by institutions in recent decades, mainly due to advances in Information Technology, which allowed services previously accessible only in person to be made available at a distance, in digital media, so that users could access them and have the necessary answers almost autonomously, with minimal human intervention. Within the scope of the Federal Public Administration (APF) there was also a need for this confrontation, since Digital Transformation brings society closer to the public services provided, reduces costs, and provides faster responses to the population. In the case of the Federal Executive Branch, the Digital Transformation process is currently included in the Brazilian Strategy for Digital Transformation, which includes, among other instruments, the Letter of User Services, an important instrument of social control of the APF according to the concepts introduced by the Federal Government. Law No. 13460/2017, which institutionalized norms for the protection and promotion of participation and defense of the rights of the user of public services, provided directly or indirectly by the APF. In this line, the present study analyzes one of the aspects of the process of Digital Transformation of the Federal Institute of Sergipe, under the focus of its Letter of Services to the User. To this end, documentary research was carried out, based on the reference legislation, in addition to the evaluation of the services offered digitally by the IFS on the available platforms, such as the Gov.br portal, culminating in the realization of semi-structured interviews with the 05 (five) managers involved with the main services included in the Letter, making it possible to characterize the study as qualitative, using documental research and interviews, in addition to Letters from other entities that make up the APF. Misalignments were identified between the services offered by the organization and those provided in the Letter of Services to Users, in a verification carried out on the Gov.br portal, of the Federal Executive Branch, despite not having even a list of the main services offered by them, the which shows how the Digital Transformation of the services provided by the agency occurs and proposes improvements in this important instrument, since the Charter analyzed has only 1 (one) of the 18 (eighteen) essential elements recommended in the legislation on the subject.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectAdministração públicapor
dc.subjectServiço públicopor
dc.subjectInformáticapor
dc.subjectMateriais bibliográficospor
dc.subjectDigitalizaçãopor
dc.subjectPreservação digitalpor
dc.subjectInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)por
dc.subjectInstituto Federal de Sergipe (IFS)por
dc.subjectCarta de serviços ao usuáriopor
dc.subjectServiços públicospor
dc.subjectTransformação digitalpor
dc.subjectUser service chartereng
dc.subjectFederal Institute of Sergipeeng
dc.subjectPublic serviceseng
dc.subjectDigital transformationeng
dc.titleAnálise do processo de transformação digital do Instituto Federal de Sergipe sob o enfoque da carta de serviços ao usuáriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Luft, Maria Conceição Melo Silva-
dc.description.resumoA temática da Transformação Digital tem sido incorporada pelas instituições nas últimas décadas, sobretudo em razão dos avanços na área da Tecnologia da Informação, que permitiram que serviços antes acessíveis apenas presencialmente pudessem ser disponibilizados à distância, em meio digital, de modo que os usuários pudessem acessá-los e ter as respostas necessárias quase que autonomamente, com o mínimo de intervenção humana. No âmbito da Administração Pública Federal (APF) também houve a necessidade desse enfrentamento, já que a Transformação Digital aproxima a sociedade dos serviços públicos prestados, reduz custos e proporciona respostas mais rápidas à população. Em se tratando do Poder Executivo Federal, o processo de Transformação Digital atualmente está inserido na Estratégia Brasileira para a Transformação Digital, que engloba, dentre outros instrumentos, a Carta de Serviços ao Usuário, importante instrumento de controle social da APF segundo os conceitos introduzidos pela Lei nº 13.460/2017, que institucionalizou normas de proteção e promoção da participação e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos, prestados direta ou indiretamente pela APF. Nessa linha, o presente estudo analisa um dos aspectos do processo de Transformação Digital do Instituto Federal de Sergipe, sob enfoque da sua Carta de Serviços ao Usuário. Para tanto, foi efetuada pesquisa documental, com base na legislação de referência, além da avaliação dos serviços ofertados digitalmente pelo IFS nas plataformas disponíveis, como o portal Gov.br, culminando com a realização de entrevistas semiestruturadas com os 05 (cinco) gestores envolvidos com os principais serviços constantes na Carta, sendo possível caracterizar o estudo como qualitativo, com uso da pesquisa documental e de entrevistas, além de Cartas de outras entidades que compõem o APF. Foram identificados desalinhamentos entre os serviços ofertados pela organização e aqueles disponibilizados na Carta de Serviços ao Usuários, em verificação realizada no portal Gov.br, do Poder Executivo Federal, em que pese não trazer sequer um rol com os principais serviços por elas ofertados, o que evidencia como ocorre a Transformação Digital dos serviços prestados pelo órgão e propor melhorias nesse importante instrumento, já que a Carta analisada possui apenas 1 (um) dos 18 (dezoito) elementos essenciais preconizados na legislação sobre o tema.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Administração Públicapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.contributor.advisor-co1Correia Neto, Jorge da Silva-
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIEGO_RODRIGUES_SILVA_SANTOS.pdf34,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.