Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15614
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | A pedagogia de projetos como potencializadora da aprendizagem em ciências da natureza |
Autor(es): | Santos, Domingos Silveira dos |
Data do documento: | 17-Fev-2020 |
Orientador: | Attie, João Paulo |
Resumo: | A pedagogia de projetos é considerada uma estratégia pedagógica para colaborar no processo de aprendizagem em ciências na educação básica. Com base nisso, o presente estudo teve como finalidade identificar possíveis contribuições da pedagogia de projetos para a alfabetização científica dos educandos, podendo auxiliar dessa forma para aproximação do conhecimento científico e como objetivo específico identificar indícios da contribuição da pedagogia de projetos no processo de aprendizagem em ciências da natureza. Neste trabalho, a expressão “Pedagogia de Projetos” foi fundamentada a partir do conceito utilizado por Martins (2002), que propõe interligar o ambiente da sala de aula com o contexto em que o estudante vive, tornando o processo de aprendizagem global e que proporcione a integração dos diversos saberes. Além deste, também nos valemos de alguns conceitos descritos por Hernández (1998) e Nogueira (2001), entre outros autores. O trabalho teve como participantes de pesquisa um grupo de ex-alunos do Ensino Médio, que participaram de projetos realizados numa escola estadual no período de 2013 a 2017. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, de acordo com Mynaio (2001) e Triviños (1987), e apresenta aspectos de uma pesquisa exploratória, conforme Gil (2002), por consideramos o método coerente com o tipo de estudo em pauta. Os dados foram coletados por intermédio de uma entrevista semiestruturada, em consonância com Triviños (1987). Para a análise dos dados, optamos pela Análise de Conteúdo, seguindo as orientações de Bardin (2011), e realizamos as etapas de pré-análise e pelas operações de codificação, decomposição/ enumeração, a partir das dimensões que emergiram da pesquisa. A partir das análises, podemos afirmar que os resultados apontam para aspectos positivos da utilização da Pedagogia de Projetos em relação à aprendizagem das ciências da natureza. |
Abstract: | Project pedagogy is considered a pedagogical strategy to collaborate in the science learning process in basic education. Based on this, the present study aimed to identify possible contributions from project pedagogy to the scientific literacy of students, being able to help in this way to approach scientific knowledge and as a specific objective to identify evidence of the contribution of project pedagogy in the learning process in natural sciences. In this work, the expression “Project Pedagogy” was based on the concept used by Martins (2002), which proposes to interconnect the classroom environment with the context in which the student lives, making the learning process global and providing the integration of diverse knowledge. In addition to this, we also use some concepts described by Hernández (1998) and Nogueira (2001), among other authors. The work had as research participants a group of high school alumni, who participated in projects carried out in a state school from 2013 to 2017. The research is characterized as qualitative, according to Mynaio (2001) and Triviños (1987 ), and presents aspects of an exploratory research, according to Gil (2002), as we consider the method to be consistent with the type of study in question. The data were collected through a semi-structured interview, in line with Triviños (1987). For data analysis, we opted for Content Analysis, following the guidelines of Bardin (2011), and performed the pre-analysis steps and the operations of coding, decomposition / enumeration, from the dimensions that emerged from the research. From the analysis, we can say that the results point to positive aspects of the use of Project Pedagogy in relation to the learning of the natural sciences. |
Palavras-chave: | Ciência – estudo e ensino Método de projetos Educação básica Project pedagogy Learning in natural sciences Basic education |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citação: | SANTOS, Domingos Silveira dos. A pedagogia de projetos como potencializadora da aprendizagem em ciências da natureza. 2020. 173 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática ) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15614 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DOMINGOS_SILVEIRA_SANTOS.pdf | 3,11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.