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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15616
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Influências da neurociência cognitiva no ensino de química : como os conhecimentos sobre atenção seletiva poderiam auxiliar na aprendizagem das funções orgânicas? |
Autor(es): | Menezes, Thiago de Carvalho |
Data do documento: | 10-Fev-2022 |
Orientador: | Fonseca, Laerte Silva da |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo investigar os efeitos que a aplicação de um jogo didático baseado nos constructos da Neurociência Cognitiva, especificamente na função executiva atenção seletiva, tem sobre as adaptações neurocognitivas de adolescentes estudantes do Ensino Médio em relação à aprendizagem do conteúdo Funções Orgânicas (FO). Desse modo, a investigação em tela, foi conduzida sob perspectiva metodológica da Engenharia Didática Clássica (EDC) proposta por Artigue (1998), que resultou, inicialmente nas análises prévias, concepção e análise a priori de uma Sequência Didática (SD) embasada nos fundamentos da Neurociência Cognitiva. Partindo desse entendimento, buscou-se aportes teóricos em autores como Luria (1979, 1980), Kandel (1991), Gazzaniga (2006), Lent (2008, 2010) e Sternberg (2008, 2010), com o intuito de estudar as características da função cognitiva atenção, bem como, as influências internas e externas para a sua requisição. Com efeito, no contexto educacional, buscou-se inspiração nas pesquisas desenvolvidas por Cosenza e Guerra (2011) acerca dos fatores como “percepção”, “memória” e “atenção” na aprendizagem escolar. Nesse sentido, foi realizado um levantamento histórico e epistemológico com o objetivo de identificar os obstáculos que possivelmente estão associados aos problemas conceituais comuns aos discentes, dentre eles pode-se destacar: teoria contrária aos constructos paraceltista (OB1), teorias adversas à concepção de que o átomo era compreendido como entidade fundamental da matéria (OB2), dificuldade de representar as estruturas dos compostos a partir dos dados empíricos (OB3), entre outros. Nessa perspectiva, pôde-se salientar também que a compreensão do conteúdo FO, por parte dos alunos, tem se apresentado como tarefa difícil no Ensino Médio, visto que é possível notar a ausência de investimentos de cunho teórico e metodológico que proporcionem a aplicabilidade desses materiais didáticos no contexto de sala de aula. Por fim, destacase também que a estruturação da sequência didática baseou-se nas seguintes etapas: o campo de investigação e o público alvo, a revelação dos caminhos na resolução de questões, a determinação dos conhecimentos químicos prévios atrelados e supostamente disponíveis e a antecipação de possíveis empecilhos apresentados pelos alunos durante a resolução das questões, tendo em vista, o tempo disponível para a realização da pesquisa, a disponibilidade e interesse dos voluntários do estudo, entre outros. Com efeito, os recursos utilizados destinados à coleta de dados foram diário de campo para os registros diários e testes. Os resultados da pesquisa apontaram que a associação de fatos e características das Funções Orgânicas com o cotidiano dos alunos, bem como, a utilização de recursos multissensoriais propiciaram maior empenho dos discentes e facilitar a consolidação e a evocação de memórias acerca das FO. A confecção de estruturas moleculares através do kit molecular proporcionou para a percepção e correção de erros oriundos das representações das fórmulas estruturais dos estudantes. |
Abstract: | The present study aimed to investigate the effects that the application of a didactic game based on the constructs of Cognitive Neuroscience, specifically on executive function selective attention, has on the neurocognitive adaptations of teenage high school students in relation to learning the content Organic Functions (FO). Thus, the investigation on screen was conducted under the methodological perspective of Classic Didactic Engineering (EDC) proposed by Artigue (1998), which initially resulted in the previous analysis, conception and a priori analysis of a Didactic Sequence (SD) based on the fundamentals of Cognitive Neuroscience. Based on this understanding, theoretical contributions were sought from authors such as Luria (1979, 1980), Kandel (1991), Gazzaniga (2006), Lent (2008, 2010) and Sternberg (2008, 2010), in order to study the characteristics of the cognitive function attention, as well as, the internal and external influences for its request. Indeed, in the educational context, inspiration was sought in the research developed by Cosenza and Guerra (2011) about factors such as “perception”, “memory” and “attention” in school learning. In this sense, a historical and epistemological survey was carried out in order to identify the obstacles that are possibly associated with conceptual problems common to students, including: theory contrary to Paraceltist constructs (OB1), theories adverse to the conception that the atom was understood as a fundamental entity of matter (OB2), difficulty in representing the structures of compounds from empirical data (OB3), among others. From this perspective, it could also be noted that the understanding of the FO content, on the part of students, has been a difficult task in High School, as it is possible to notice the absence of theoretical and methodological investments that provide the applicability of these materials teaching activities in the classroom context. Finally, it is also highlighted that the structuring of the didactic sequence was based on the following steps: the field of investigation and the target audience, the revelation of paths in solving issues, the determination of previous chemical knowledge linked and supposedly available and the anticipation of possible obstacles presented by the students during the resolution of the questions, considering the time available to carry out the research, the availability and interest of the study volunteers, among others. Indeed, the resources used for data collection were field diaries for daily records and tests. The research results showed that the association of facts and characteristics of Organic Functions with the daily lives of students, as well as the use of multisensory resources, provided greater commitment by students and facilitated the consolidation and recall of memories about OC. The making of molecular structures through the molecular kit provided for the perception and correction of errors arising from the representations of the students' structural formulas. |
Palavras-chave: | Química - Estudo e Ensino Funções orgânicas Jogos didáticos Chemistry teaching Organic functions Didactic game Selective attention |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citação: | MENEZES, Thiago de Carvalho. Influências da neurociência cognitiva no ensino de química : como os conhecimentos sobre atenção seletiva poderiam auxiliar na aprendizagem das funções orgânicas?. 2022. 221 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15616 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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