Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15619
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Calcides, Dâmaris Alejandra Paula | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-05T16:53:09Z | - |
dc.date.available | 2022-05-05T16:53:09Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-26 | - |
dc.identifier.citation | CALCIDES, Dâmaris Alejandra Paula. Síndrome de burnout entre internos de medicina da universidade federal de Sergipe e a contribuição do grupo balint para sua prevenção. 2019. 63 f. Monografia (Graduação em Medicina) - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Medicina, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15619 | - |
dc.description.abstract | BACKGROUND: We intend to estimate the Burnout Syndrome (BS) prevalence and associated factors among medical internship students at a public university in northeastern Brazil, besides to investigate the Balint Group (BG) contribution in its prevention. METHODS: It was conducted a cross-sectional study in February/2018 with Medical Internship Students at the University researched. It was applied a structured questionnaire developed by the authors about socio-demographic data, educational process with BG participation and current psycho-emotional experiences besides the Maslach Burnout Inventory – Student Survey (MBI-SS), for BS screening. It was performed descriptive data analysis, logistic regression and cluster analysis. RESULTS: It was participated 184 students (98%), with a mean age of 25.9±3.9 years, of which 54.9% were men. The prevalence of BS was 10.3% by the three-dimensional criterion and 35.9% by the two-dimensional criterion (Exhaustion and Cynicism), being higher in those who thought to drop-out of the undergraduate (OR=2.14), were dissatisfied with the teaching strategies (OR=2.67) and its performance (OR=2.64) and made use of licit drugs (OR=2.37). The variables associated to BS allowed the individuals to be discriminated, classifying them into three subgroups. BS prevalence decreased, and vulnerability factors were attenuated when there was a higher frequency of students participating in BG. CONCLUSIONS: The prevalence of two-dimensional BS was high with factors associated with the educational process. Participation in BG was associated with a reduction in BS prevalence. Longitudinal studies should be conducted | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de medicina | por |
dc.subject | Síndrome de Burnout | por |
dc.subject | Grupo Balint. | por |
dc.subject | Saúde mental | por |
dc.subject | Educação médica | por |
dc.subject | Medical students | eng |
dc.subject | Burnout Syndrome | eng |
dc.subject | Balint Group | eng |
dc.subject | Mental health | eng |
dc.subject | Medical education | eng |
dc.title | Síndrome de burnout entre internos de medicina da universidade federal de Sergipe e a contribuição do grupo balint para sua prevenção | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Edmea Fontes de Oliva | - |
dc.description.resumo | OBJETIVO: Estimar a prevalência de Síndrome de Burnout (SB) e fatores associados entre os Internos de medicina de uma Universidade pública no Nordeste do Brasil, além de investigar a contribuição do Grupo Balint (GB) na sua prevenção. MÉTODOS: Estudo transversal em fevereiro/2018 com os Internos de Medicina da Universidade pesquisada. Foi aplicado um questionário estruturado elaborado pelos autores sobre características sociodemográficas, processo educacional com participação do GB e vivências psicoemocionais atuais, além do Maslach Burnout Inventory – Student Survey (MBI-SS) para triagem de SB. Realizamos análise descritiva, regressão logística e análise de agrupamentos. RESULTADOS: Participaram 184 estudantes (98%), com idade média de 25,9±3,9 anos, sendo 54,9% do sexo masculino. A prevalência de SB foi 10,3% pelo critério tridimensional e 35,9% pelo bidimensional (Exaustão e Descrença), sendo maior naqueles que pensaram em abandonar o curso (OR=2,14), estavam insatisfeitos com as estratégias de ensino (OR=2,67) e com seu desempenho acadêmico (OR=2,64) e faziam uso de drogas lícitas (OR=2,37). As variáveis associadas a SB permitiram discriminar os indivíduos classificando-os em três subgrupos. A prevalência de SB reduziu e fatores de vulnerabilidade foram atenuados quando houve maior frequência de estudantes participantes do GB. CONCLUSÕES: A prevalência de SB pelo critério bidimensional foi alta, com fatores associados ao processo educacional. A participação no GB foi associada à redução da prevalência de SB. Estudos longitudinais devem ser realizados | pt_BR |
dc.publisher.department | DME - Departamento de Medicina – Aracaju - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | Aracaju | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Medicina |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dâmaris_Alejandra_Paula_Calcides.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.