Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15619
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorCalcides, Dâmaris Alejandra Paula-
dc.date.accessioned2022-05-05T16:53:09Z-
dc.date.available2022-05-05T16:53:09Z-
dc.date.issued2019-02-26-
dc.identifier.citationCALCIDES, Dâmaris Alejandra Paula. Síndrome de burnout entre internos de medicina da universidade federal de Sergipe e a contribuição do grupo balint para sua prevenção. 2019. 63 f. Monografia (Graduação em Medicina) - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Medicina, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15619-
dc.description.abstractBACKGROUND: We intend to estimate the Burnout Syndrome (BS) prevalence and associated factors among medical internship students at a public university in northeastern Brazil, besides to investigate the Balint Group (BG) contribution in its prevention. METHODS: It was conducted a cross-sectional study in February/2018 with Medical Internship Students at the University researched. It was applied a structured questionnaire developed by the authors about socio-demographic data, educational process with BG participation and current psycho-emotional experiences besides the Maslach Burnout Inventory – Student Survey (MBI-SS), for BS screening. It was performed descriptive data analysis, logistic regression and cluster analysis. RESULTS: It was participated 184 students (98%), with a mean age of 25.9±3.9 years, of which 54.9% were men. The prevalence of BS was 10.3% by the three-dimensional criterion and 35.9% by the two-dimensional criterion (Exhaustion and Cynicism), being higher in those who thought to drop-out of the undergraduate (OR=2.14), were dissatisfied with the teaching strategies (OR=2.67) and its performance (OR=2.64) and made use of licit drugs (OR=2.37). The variables associated to BS allowed the individuals to be discriminated, classifying them into three subgroups. BS prevalence decreased, and vulnerability factors were attenuated when there was a higher frequency of students participating in BG. CONCLUSIONS: The prevalence of two-dimensional BS was high with factors associated with the educational process. Participation in BG was associated with a reduction in BS prevalence. Longitudinal studies should be conductedeng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEstudantes de medicinapor
dc.subjectSíndrome de Burnoutpor
dc.subjectGrupo Balint.por
dc.subjectSaúde mentalpor
dc.subjectEducação médicapor
dc.subjectMedical studentseng
dc.subjectBurnout Syndromeeng
dc.subjectBalint Groupeng
dc.subjectMental healtheng
dc.subjectMedical educationeng
dc.titleSíndrome de burnout entre internos de medicina da universidade federal de Sergipe e a contribuição do grupo balint para sua prevençãopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Edmea Fontes de Oliva-
dc.description.resumoOBJETIVO: Estimar a prevalência de Síndrome de Burnout (SB) e fatores associados entre os Internos de medicina de uma Universidade pública no Nordeste do Brasil, além de investigar a contribuição do Grupo Balint (GB) na sua prevenção. MÉTODOS: Estudo transversal em fevereiro/2018 com os Internos de Medicina da Universidade pesquisada. Foi aplicado um questionário estruturado elaborado pelos autores sobre características sociodemográficas, processo educacional com participação do GB e vivências psicoemocionais atuais, além do Maslach Burnout Inventory – Student Survey (MBI-SS) para triagem de SB. Realizamos análise descritiva, regressão logística e análise de agrupamentos. RESULTADOS: Participaram 184 estudantes (98%), com idade média de 25,9±3,9 anos, sendo 54,9% do sexo masculino. A prevalência de SB foi 10,3% pelo critério tridimensional e 35,9% pelo bidimensional (Exaustão e Descrença), sendo maior naqueles que pensaram em abandonar o curso (OR=2,14), estavam insatisfeitos com as estratégias de ensino (OR=2,67) e com seu desempenho acadêmico (OR=2,64) e faziam uso de drogas lícitas (OR=2,37). As variáveis associadas a SB permitiram discriminar os indivíduos classificando-os em três subgrupos. A prevalência de SB reduziu e fatores de vulnerabilidade foram atenuados quando houve maior frequência de estudantes participantes do GB. CONCLUSÕES: A prevalência de SB pelo critério bidimensional foi alta, com fatores associados ao processo educacional. A participação no GB foi associada à redução da prevalência de SB. Estudos longitudinais devem ser realizadospt_BR
dc.publisher.departmentDME - Departamento de Medicina – Aracaju - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localAracajupt_BR
Aparece en las colecciones: Medicina

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dâmaris_Alejandra_Paula_Calcides.pdf1,07 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.