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Tipo de Documento: Outro
Título: Sequência virtual de produção de paródias
Autor(es): Amorim, Fábio Pires de
Data do documento: 6-Mai-2020
Orientador: Silva, Denson André Pereira da
Resumo: Uma das maiores dificuldades de alunos das escolas públicas e privadas é a produção de textos escritos, de textos orais expositivos e argumentativos. Por outro lado, isso parece contraditório quando se observa o cenário atual envolto às novas tecnologias digitais, no qual o ato de escrever é quase que constante em diversas plataformas multimodais como as redes sociais, e-mails e sites de busca. Dentro desses espaços, é possível realizar postagens escritas, comentários e envio de mensagens, das quais muitas são instantâneas. Tudo isso é praticado por muitos alunos na atualidade, pois é notório que eles vêm escrevendo mais em ambientes digitais. Sobre esses ambientes, entende-se que são pouco monitorados e não há muita preocupação com os aspectos ortográficos da Língua. Diante disso, há um crescimento na adesão de crianças e jovens a essas plataformas digitais, levando ato de escrever a um patamar com elementos inovadores.Tendo em vista os aspectos da situação apresentada anteriormente sobre as dificuldades dos alunos no ato da escrita, realizou-se uma intervenção pedagógica por meio do objeto de aprendizagem Sequência Didática Digital que norteou a produção de paródias de contos clássicos, com foco no Letramento Digital. Essa sequência foi aplicada em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola municipal na cidade de Boquim, com a finalidade de promover a escrita virtual do gênero textual paródia em smartphones . Nessa produção textual, foram feitas paródias de contos clássicos infantis como “Chapeuzinho Vermelho, “O gato de botas”, “A Bela e a Fera” entre outros. Nesse contexto dos multiletramentos, os alunos envolvidos tiveram contato, por meio dessa sequência didática digital – SDD, com diversos recursos digitais, como: vídeo tutorial, imagens, vídeos editados, sites , aplicativos, dentre outros mecanismos digitais que possibilitaram um enriquecimento das paródias que foram produzidas, como é demonstrado adiante de forma mais detalhada . Entende-se, assim, que esses elementos digitais e virtuais puderam despertar maior interesse dos alunos na produção textual, já que eles estão inseridos nessa cultura digital direta ou indiretamente. Naturalmente, percebe-se a relevância dessa pesquisa, tendo em vista o panorama da cultura digital em que a sociedade está envolvida. Nesse sentido, vale ressaltar o papel da SDD na ampliação do acesso a recursos digitais que facilitam a aprendizagem no ensino de língua portuguesa, principalmente, no trabalho com os gêneros textuais. Percebendo, também, o vasto interesse dos alunos no uso de smartphones , principalmente para jogos e interação por meio de redes sociais, pretendeu-se que o interesse fosse proporcional nesse processo de intervenção, o que de fato ocorreu, com a utilização do objeto de aprendizagem proposto para esse trabalho: a Sequência Didática Digital. Portanto, espera-se que outros alunos tenham acesso a essa sequência, a fim de que participem dessa dinâmica de produção virtual. Para isso, desenvolveu-se o presente tutorial, para que outros professores possam aplicar essa proposta de intervenção.
Palavras-chave: Língua portuguesa
Paródia
Textos
Didática
Letramento digital
Parte de : Produção virtual de paródias: o uso da sequência didática digital como objeto de aprendizagem
Idioma: por
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15654
Aparece nas coleções:Letras (recursos educacionais e técnicos)

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