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dc.contributor.authorLeite, Émmerly Karoline Nascimento Dantas-
dc.date.accessioned2022-05-06T20:23:26Z-
dc.date.available2022-05-06T20:23:26Z-
dc.date.issued2021-08-30-
dc.identifier.citationLEITE, Émmerly Karoline Nascimento Dantas. Pombalismo e antipombalismo na historiografia da educação brasileira. 2021. 68 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15659-
dc.description.abstractThis study intends to identify, describe and analyze the Pombaline and anti-Pombaline representations in Brazilian educational historiography, that is, in the speeches that “narrate” and describe the history of Brazilian education in the Pombaline period (1750- 1777), seeking to apprehend the way in which their public education initiatives are addressed. For that, we use historiography about the period, manuscripts and other documentary and legislative sources, as well as the theoretical support of cultural history and cultural studies. The historiography of Brazilian education goes through several moments of transition, especially in the colonial period, during which Portugal strictly controlled the colony.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectHistória da educaçãopor
dc.subjectSebastião José de Carvalho e Mello (Marquês de Pombal)por
dc.subjectMarquês de Pombalpor
dc.subjectAntipombalismopor
dc.subjectPombalismopor
dc.subjectAntipombalismeng
dc.subjectPombalismeng
dc.subjectEducation historyeng
dc.subjectMarquis of Pombaleng
dc.titlePombalismo e antipombalismo na historiografia da educação brasileirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Luiz Eduardo Meneses de-
dc.description.resumoEste estudo pretende analisar as representações pombalinas e antipombalinas na historiografia educacional brasileira, isto é, nos discursos que “narram” e descrevem a história da educação brasileira no período pombalino (1750-1777), buscando apreender o modo pelo qual suas iniciativas referentes à instrução pública são tratadas. Para tanto, servimo-nos da historiografia sobre o período, de manuscritos e demais fontes documentais e legislativas, bem como do suporte teórico da história cultural e dos estudos culturais. A historiografia da educação brasileira perpassa por vários momentos de transição, especialmente no período colonial, durante o qual Portugal controlava a colônia com rigor.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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