Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15699
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMaynard, Dilton Cândido Santos (Org.)-
dc.contributor.authorCosta, Patrícia Rosalba Salvador Moura (Org.)-
dc.date.accessioned2022-05-16T20:08:02Z-
dc.date.available2022-05-16T20:08:02Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationMAYNARD, Dilton Cândido Santos (Org.); COSTA, Patrícia Rosalba Salvador Moura (Org.). Iniciação à docência e residência pedagógica na UFS: relatos, experiências e perspectivas. Recife: EDUPE, 2020. E-book (262 p.). ISBN 978-85-7856-234-2.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7856-234-2-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15699-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherTodos os direitos reservados. É proibida a reprodução deste livro com fins comerciais sem prévia autorização dos autores e da Edupe.pt_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectResidência Pedagógica (RP)por
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)por
dc.titleIniciação à docência e residência pedagógica na UFS: relatos, experiências e perspectivaspt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.resumoEsta obra é um dos produtos finais das atividades de duas ações fundamentais à formação docente realizadas na Universidade Federal de Sergipe: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Residência Pedagógica (RP); ambos concebidos e financiados pela CAPES e, na UFS, acompanhados pela equipe do Departamento de Licenciatura e Bacharelado da Pró- -Reitoria de Graduação (DELIB/PROGRAD). Trata-se de duas iniciativas que se mostraram viáveis como estratégias de valorização do magistério e, ao término de sua vigência, provocaram a continuidade da proposta — através do lançamento de novos editais, (números 1/2020 e 2/2020), pela CAPES -, após apelos da comunidade acadêmica. Entre os textos aqui apresentados, o(a) leitor(a) encontrará diferentes relatos, diversas experiências, em distintos campos de saber, além de algumas ponderações sobre o que são o PIBID, o RP e o, há pouco citado, NIUEB, por seus representantes institucionais. No decorrer da obra, narrativas de experiências no ensino da Matemática, da Química, do Inglês e do Espanhol, no cuidadoso trabalho de alfabetizar e na importante tarefa de ensinar no campo das Artes, são apresentados. Nenhum dos textos se coloca como argumento fechado. Nenhum deles encerra um “tenho dito”. Ao contrário, são pronunciamentos, são relatos de atividades, são quase conversas, abertas ao diálogo e a contribuições.pt_BR
dc.description.localRecifept_BR
Appears in Collections:DELIB - Livros e capítulos de livros
DHI - Livros e capítulos de livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IniciacaoDocenciaResidPegagogicaUFS.pdf7,52 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.