Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15729
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Educação do corpo e a prática corporal do crossfit: a cultura fitness como temática de análise |
Autor(es): | Abreu, Jerlane Santos |
Data do documento: | 23-Fev-2021 |
Orientador: | Zoboli, Fabio |
Resumo: | O presente trabalho de dissertação tem como objetivo reflexionar sobre a educação do corpo tendo como recorte a prática corporal do CrossFit analisada sob a temática da cultura fitness na Academia “CrossFit AJU” da cidade de Aracaju-SE. O CrossFit é trazido ao estudo na expectativa de se pensar questões políticas e estéticas por meio desta prática corporal. Por isso, é central para o nosso estudo o conceito de “Educação do corpo”. Nesse sentido, construir em torno do corpo um objeto para ser pesquisado implica considerar que ele só pode existir por meio dos discursos inerentes às suas práticas. Interpelar o corpo por meio de suas práticas implica estudá-las sob o viés da política nas quais elas estão inscritas. As práticas sobre o corpo são moldadas conforme necessidade dos seus usos, em uma dinâmica de espaço e tempo, o que, consequentemente, implica constante variação dos seus diversos sentidos. Esta pesquisa é aportada no interesse de um Programa de Mestrado em Educação, que se justifica como investigação de um objeto amplo em possibilidade de investigação, pois, o Crossfit permite uma série de pressupostos para pensar a educação do corpo no âmbito não formal, bem como uma pedagogia cultural que influencia diretamente no ato educativo do sujeito. Diante das escolhas metodológicas, este estudo se configura como um trabalho de campo, fundamentado em uma abordagem qualitativa na qual assumirá caráter exploratório como tipo de pesquisa. A produção de dados aconteceu em dois momentos. No primeiro momento da pesquisa utilizamos a observação direta como instrumento para um contato prévio como participante-praticante do CrossFit. Na sequência se deu o segundo momento da pesquisa, com a exploração do campo com as ferramentas de coleta de dados: Diário de campo, 23 entrevistas semiestruturadas com questionários abertos aplicados com os professores e alunos. Outro instrumento de coleta de dados foi a observação direta intensiva e análise de produto midiático: o instagran. Com base nisso, e inspirados em ferramentas foucaltianas, esse momento nos conduziu para definição da análise dos dados sobre a perspectiva da análise dos discursos. Diante disso, foi possível identificar uma série de práticas discursivas que acionam modos de ser que assujeitam, objetivam e subjetivam identidades, corpos e sujeitos. Desse modo, alocamos essa empiria e organizamos os resultados em seis seções, a partir destas encontramos unanimidade nos discursos motivacionais, como técnica influente dos modos de educação dos corpos, que produz e conduz os desejos pela via da responsabilização do autogoverno de si. Reconhecemos também, o CrossFit AJU como um dispositivo biopolítico contemporâneo, bem como a manutenção da sociedade disciplinar; a continuidade sob nova roupagem da propagação do padrão ideal de corpos, sujeitos e comportamentos. Contudo, também foram consideradas algumas analíticas como possível ato de resistir à sujeição que cria corpos únicos, interpretado a partir de algumas ações e discursos, que de certo modo, recusa os ideais que conduzem condutas. Assim, registraram-se pequenos atos libertários, à medida que apenas duas entrevistadas, apresentaram elementos para a recusa de modelos normativos, com críticas fundamentadas sobre uma preocupação que não se restringe à estética corporal, mas, a um modo criativo e diferente da dita identidade “crossfiteira”. |
Abstract: | This dissertation aims to reflect on body education concerned with crossfit practices through the analysis of fitness culture undergone at a gym called "Crossfit Aju" in the city of AracajuSE. The crossfit is brought to this study in order to think about political and aesthetic issues through that body practice. Thus, the concept of “body education” is central to our study. In this regard, building up an object around the body to be analyzed implies considering that it can only exist when discourses inherent to its practices are considered. Questioning the body by considering its practices implies studying it through the bias of the policy in which it is inscribed. Body practices are shaped according to the needs of its uses, in a spatial and timing dynamic, which, consequently, implies constant variation of its different meanings. This research is based on the interest of a Master Program in Education, which is justified as an investigation of a broad object in the possibility of inquiry, because the crossfit allows a series of assumptions to think about body education in non-formal scopes, as well as a cultural pedagogy that directly influences the subject's educational act. Given the methodological choices, this study is characterized as a fieldwork based on a qualitative approach that assumes an exploratory nature as type of research. Data production took place in two occasions. In the first moment of the research, we used direct observation as instrument for previous contact as a crossfit participant-practitioner. Then, the second moment of the research took place through field exploration aimed at data collection through the following tools: field diary, 23 semistructured interviews with open questionnaires applied to teachers and students. Other instruments for data collection were intensive direct observation and media product analysis: Instagram. Based on this and inspired by Foucault's tools, we were led to define data analysis from the perspective of discourse analysis. Therefore, it was possible to identify a series of discursive practices that trigger ways of being that subject, objectify and subjectify identities, bodies and subjects. In this way, we allocated this empiricism and organized the results in six sections, from which we found unanimity in motivational discourses as an influential technique regarding body education, which produces and conducts desires through the accountability of self-government. We also recognized Crossfit Aju as a contemporary biopolitical device, as well as the maintenance of disciplinary society and the continuity of the propagation of ideal body patterns under new modes, subjects and behaviors. However, some analytics were also considered as a possible act of resisting the subjection that creates unique bodies, interpreted through some actions and discourses which in a certain way rejects the ideals that lead to conduct. Thus, small libertarian acts were registered, once only two interviewees presented elements for the refusal of normative models by developing well-founded criticisms concerning body aesthetics are not restricted, but in a creative way differently from the so called “Crossfiteira” identity. |
Palavras-chave: | Educação Exercícios físicos Treinamento (Atletismo) Corpo humano na educação Educação do corpo Crossfit Prática corporal Cultura fitness Body education Body practice Fitness culture |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Educação |
Citação: | ABREU, Jerlane Santos. Educação do corpo e a prática corporal do crossfit: a cultura fitness como temática de análise. 2021. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15729 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JERLANE_SANTOS_ABREU.pdf | 2,85 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.