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Tipo de Documento: Monografia
Título: Principais competências gerenciais de agricultores familiares sergipanos participantes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) perante os desafios impostos pela Covid-19
Autor(es): Dantas, Alciene de Santana
Data do documento: 21-Mar-2022
Orientador: Zambanini, Marcos Eduardo
Resumo: O presente estudo teve como objetivo verificar as principais competências gerenciais que podem ser percebidas na gestão dos negócios de agricultores familiares sergipanos participantes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) perante os desafios impostos pela COVID-19. Metodologicamente, se baseou em um estudo de caso, com abordagem descritiva-exploratória, de caráter qualitativo. Para tal, foi utilizado roteiro de entrevistas semiestruturado, contendo perguntas abertas dispondo de dados qualitativos para entender a dimensão do problema, pois torna-se mais claro compreender o comportamento e visões diferentes sobre o mesmo assunto. As entrevistas foram realizadas entre maio e julho de 2021 e foram realizadas entrevistas com 12 pessoas. Os depoimentos dos produtores rurais foram obtidos por meio de contato presencial, ligação telefônica ou aplicativo de celular. Os resultados revelaram que a pandemia da COVID-19 impactou os agricultores rurais da agricultura familiar de modo multidimensional: saúde, produção, comercialização, renda e formas de comunicação. Os produtores rurais entrevistados disseram que, apesar das dificuldades impostas pela pandemia, têm conseguido superar os desafios e comercializar seus produtos. Assim, conclui-se que o PNAE não só tem apresentado condições de operacionalização durante a pandemia da COVID-19, como os cooperados têm se adaptado à realidade atual, seguindo protocolos estabelecidos pelas autoridades de saúde, buscando adotar modalidades de vendas para tentar se manter no mercado, dentre as quais as entregas em domicílio, o fornecimento de alimentos diretamente nos estabelecimentos rurais e/ou sendo entregues em supermercados e a atravessadores, reduzindo, assim, os impactos econômicos e sociais causados pela pandemia do COVID-19.
Abstract: This study aimed to verify the main managerial skills that can be perceived in the management of the business of family farmers in Sergipe participating in the National School Feeding Program (PNAE) in light of the challenges imposed by COVID-19. Methodologically, it was based on a case study, with a descriptive-exploratory approach, of a qualitative nature. To this end, a semi-structured interview script was used, containing open questions with qualitative data to understand the dimension of the problem, as it becomes clearer to understand the behavior and different views on the same subject. Twelve people were interviewed between may and july 2021. The testimonies of rural producers were obtained through face-to-face contact, phone calls or cell phone applications. The results revealed that the COVID-19 pandemic impacted rural family farmers in a multidimensional way: health, production, marketing, income and forms of communication. The rural landowners interviewed said that, despite the difficulties imposed by the pandemic, they have managed to overcome the challenges and market their products. Thus, it is concluded that the PNAE has not only been operational during the COVID-19 pandemic, but the cooperative members have adapted to the current reality, following protocols established by the health authorities, seeking to adopt sales modalities to try to maintain themselves in the market, including home deliveries, the supply of food directly to rural establishments and/or being delivered to supermarkets and middlemen, thus reducing the economic and social impacts caused by the COVID-19 pandemic.
Palavras-chave: Administração
Ensino de administração
COVID-19
PNAE
Agricultura familiar
Impactos econômicos e sociais
Competências gerenciais
Family agriculture
Economic and social Impacts
Managerial skills
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencial
Citação: Dantas, Alciene de Santana. Principais competências gerenciais de agricultores familiares sergipanos participantes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) perante os desafios impostos pela Covid-19. São Cristóvão, 2022. Monografia (graduação em Administração) - Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15731
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