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dc.contributor.authorDórea, Ricardo Teles-
dc.date.accessioned2022-05-20T23:19:58Z-
dc.date.available2022-05-20T23:19:58Z-
dc.date.issued2014-08-18-
dc.identifier.citationDÓREA, Ricardo Teles. Análise do programa ProJovem Campo Saberes da Terra da UFS: limites e contradições da política de gestão e formação na educação do campo em Sergipe. 2014. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15743-
dc.description.abstractThe research aims to study the implementation and management of the training program ProJovem Field Knowledge of the Earth, by the Federal University of Sergipe, in partnership with the State Department of Education policy. It is an interest with a focus on Public Policy for Youth and Adult Education in the Field, and aims to: analyze the ProJovem Field Knowledge Programme Earth developed in Sergipe 2008/2011 the period from its institutional implementation of federal and state and social movements. For both research intended as specific objectives a) To study the elements that are reasons for Public Policy for Rural Education in EJA, from the creation of the Knowledge ProJovem Field of the Earth; b) Discuss the process of creation of programs and projects on the EYA, as well as its form of regulation, financing and management. In this way we base our study on theoretical and methodological assumptions of qualitative research, using the procedure of document analysis and, therefore, we sought to examine the implementation of this policy, based on the principles of dialecticalhistorical materialism. The pedagogical approach of the program is based in the Pedagogy of Alternation that values the young field and is part of the struggle of social movements, aimed at an educational proposal that values the subject field of the process. However, it is based on the analysis of the implementation and management realize that already in the design / creation of these programs show the limits and contradictions in its execution, since the entities involved in this case have no physical and human framework for due action monitoring, outsourcing the services of responsibility of public entities. Therefore, the transfer of public funds for private education sectors, as well as restrictions, bureaucratic and legal impediments characterize the discontinuity of the Program, thus, prevents the realization of a public education policy.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducação ruralpor
dc.subjectEducação e Estadopor
dc.subjectEducação do adolescentepor
dc.subjectEducação de adultospor
dc.subjectPolítica pública de educaçãopor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectProJovem Campo Saberes da Terrapor
dc.subjectEducação de jovens e adultospor
dc.subjectPublic education policyeng
dc.subjectRural educationeng
dc.subjectProJovem fieldeng
dc.subjectEducational programseng
dc.subjectYouth and adultseng
dc.titleAnálise do programa ProJovem Campo Saberes da Terra da UFS: limites e contradições da política de gestão e formação na educação do campo em Sergipept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Jesus, Sônia Meire Santos Azevedo de-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objeto de estudo a implementação e gestão da política de formação do Programa ProJovem Campo Saberes da Terra, realizada pela Universidade Federal de Sergipe, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. O foco da pesquisa é a Política Pública de Educação de Jovens e Adultos do Campo em Sergipe e tem como objetivo analisar o Programa ProJovem Campo Saberes da Terra, desenvolvido em Sergipe no período 2008/2010, a partir da sua implementação institucional entre governos federal e estadual e os movimentos sociais. Para tanto, a pesquisa se desenvolveu seguindo os seguintes objetivos: a) estudar os elementos que fundamentam a Política Pública de Educação do Campo na EJA, a partir da criação do ProJovem Campo Saberes da Terra; b) discutir o processo de criação dos programas e projetos na EJA, bem como a sua forma de regulamentação, financiamento e gestão. Neste caminho, pautamos nosso estudo nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa, utilizando como procedimento a análise documental e, dessa forma, buscou-se analisar a execução dessa política, com base nos princípios do materialismo histórico-dialético. A partir da análise e de sua implementação e gestão da política, constatamos que na concepção/criação destes Programas aparecem os limites e contradições na sua execução, uma vez que os entes envolvidos neste caso não possuem estrutura física e humana para o devido acompanhamento das ações, terceirizando os serviços de responsabilidade dos entes públicos. Por conseguinte, a transferência de recursos públicos da educação para os setores privados, bem como as restrições, impedimentos burocráticos e legais, caracterizam a descontinuidade do Programa que, dessa maneira, impossibilita a efetivação de uma política pública de educação de EJA Campo.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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