Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15757
Tipo de Documento: Monografia
Título: Pós-federalização : avanços e retrocessos na qualidade do atendimento ambulatorial do Hospital Universitário de Lagarto-SE
Autor(es): Ferreira, Amanda Calisto
Data do documento: 10-Fev-2022
Orientador: Corrêa, Rúbia Oliveira
Resumo: Neste estudo foram averiguados os avanços e retrocessos na qualidade do atendimento ambulatorial prestado pelo Hospital Universitário de Lagarto (HUL), após a implantação do processo de federalização, ocorrido em 2017. Quanto aos procedimentos metodológicos, este estudo foi caracterizado como um levantamento de natureza descritiva. A Pesquisa em questão foi desenvolvida em duas fases. A primeira, a fase qualitativa, foi desenvolvida com o auxílio de dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os gestores do HUL, os dados em questão foram apreciados por meio da técnica de análise de conteúdo. Na fase sequente, a quantitativa, utilizou-se do questionário como instrumento de coleta de dados. Neste momento foram selecionados 140 usuários da clínica HUL, essa amostra foi classificada como não probabilísticas por acessibilidade. Nesta fase quantitativa os dados foram analisados de forma descritiva. Os resultados do estudo mostraram que os entrevistados são em sua maioria do sexo feminino, com média de idade de 46 anos, casados, residentes na cidade de Lagarto-SE e com baixa escolaridade. A pesquisa apontou que o processo de federalização tem contribuído para o aumento do número de pessoas que solicitam os serviços ambulatoriais do HUL. Essa demanda está associada com o aumento do número de profissionais de saúde e novas especialidades médicas ofertadas pelos hospitais após a federalização. Constatou-se ainda que os atendimentos realizados pela equipe de saúde e pela recepção do ambulatório são igualitários e empáticos. Por fim, os respondentes notaram que houve progressos na estrutura física (conforto do mobiliário, climatização e vigilância), como também, na resolutividade dos profissionais que prestam atendimento no ambulatório do HUL.
Abstract: In this study, advances and setbacks in the quality of outpatient care provided by the Hospital Universitário de Lagarto (HUL) were investigated, after the implementation of the federalization process, which took place in 2017. As for the methodological procedures, this study was characterized as a descriptive survey. The research in question was developed in two phases. The first, the qualitative phase, was developed with the help of data collected through semi-structured interviews with HUL managers, the data in question were analyzed using the content analysis technique. In the subsequent phase, the quantitative one, the questionnaire was used as a data collection instrument. At this time, 140 users of the HUL clinic were selected, this sample was classified as non-probabilistic by accessibility. In this quantitative phase, the data were analyzed in a descriptive way. The results of the study showed that the interviewees are mostly female, with a mean age of 46 years, married, living in the city of Lagarto-SE and with low education. The research pointed out that the federalization process has contributed to the increase in the number of people requesting outpatient services at the HUL. This demand is associated with the increase in the number of health professionals and new medical specialties offered by hospitals after federalization. It was also found that the care provided by the health team and by the reception of the clinic are egalitarian and empathetic. Finally, the respondents noted that there was progress in the physical structure (comfort of the furniture, air conditioning and surveillance), as well as in the problem-solving capacity of the professionals who provide care at the HUL outpatient clinic.
Palavras-chave: Administração
Ensino de administração
Hospital Universitário (HU-UFS), Lagarto, SE
Federalização
Gestão hospitalar
Qualidade de serviços
Universitary Hospital
Federalization
Hospital management
Quality of services
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::PLANEJAMENTO EM CIENCIA E TECNOLOGIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencial
Citação: Ferreira, Amanda Calisto. Pós-federalização : avanços e retrocessos na qualidade do atendimento ambulatorial do Hospital Universitário de Lagarto-SE. São Cristóvão, 2022. Monografia (graduação em Administração) - Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15757
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Amanda_Calisto_Ferreira.pdf725,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.