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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorFrança, Jocelmo de Morais-
dc.date.accessioned2022-05-24T11:50:46Z-
dc.date.available2022-05-24T11:50:46Z-
dc.date.issued2022-03-22-
dc.identifier.citationFrança, Jocelmo de Morais. Prescrições de autores sobre uso(s) de resolução de problemas em livros didáticos de matemática do ensino fundamental – anos finais (PNLD 2020). São Cristóvão, 2020. Monografia (Graduação de Licenciatura em Matemática) – Departamento de Matemática, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15760-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectManual do professorpor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.titlePrescrições de autores sobre uso(s) de resolução de problemas em livros didáticos de Matemática do ensino fundamental : anos finais (PNLD 2020)pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Ivanete Batista dos-
dc.description.resumoNeste trabalho é apresentado o resultado de uma pesquisa que buscou caracterizar as prescrições de autores de livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental – Anos Finais sobre a utilização de Resolução de Problemas. Foi adotado como referencial para Resolução de Problemas o entendimento de Onuchic (1999), de Trindade (2012), o dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e o posto na Base Nacional Comum Curricular (2017). Os livros utilizados como fonte foram selecionados a partir do Plano Nacional do Livro e Material Didático 2020 (PNLD 2020). O critério de seleção utilizado foi as coleções mais adotadas nas escolas públicas (municipais e estaduais) do Ensino Fundamental – Anos Finais de Aracaju/SE. No caso foram selecionadas: A Conquista da Matemática, de Giovani Jr. E Castrucci (2018); Matemática Bianchini, de Bianchini (2018); e Matemática Compreensão e Prática, de Silveira (2018). A partir do exame dos exemplares dessas coleções foi possível identificar que Giovani Jr. E Castrucci (2018), prescrevem a Resolução de problemas como metodologia. Além dos autores deixarem explicita a abordagem metodológica, destacam características, como: protagonismo do aluno e o papel de orientador do professor, que são prescritos para o uso como metodologia por Onuchic (1999). Na segunda coleção, Bianchini (2018) prescreve na maioria das vezes a utilização da Resolução de Problemas como recurso, destacando os passos de Polya (1978) para resolver problemas matemáticos com o objetivo de fixar conceitos. E nos exemplares da terceira coleção, Silveira (2018) não se comprometeu em apontar uma abordagem para a Resolução de Problemas, contudo foi possível identificar características que resultam na utilização como recurso, por exemplo, o uso do problema para fixação de conceitos.pt_BR
dc.publisher.departmentDMA - Departamento de Matemática – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Matemática

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