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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15760
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.author | França, Jocelmo de Morais | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-24T11:50:46Z | - |
dc.date.available | 2022-05-24T11:50:46Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-22 | - |
dc.identifier.citation | França, Jocelmo de Morais. Prescrições de autores sobre uso(s) de resolução de problemas em livros didáticos de matemática do ensino fundamental – anos finais (PNLD 2020). São Cristóvão, 2020. Monografia (Graduação de Licenciatura em Matemática) – Departamento de Matemática, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15760 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Resolução de problemas | por |
dc.subject | Livro didático | por |
dc.subject | Manual do professor | por |
dc.subject | Ensino de matemática | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.title | Prescrições de autores sobre uso(s) de resolução de problemas em livros didáticos de Matemática do ensino fundamental : anos finais (PNLD 2020) | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Ivanete Batista dos | - |
dc.description.resumo | Neste trabalho é apresentado o resultado de uma pesquisa que buscou caracterizar as prescrições de autores de livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental – Anos Finais sobre a utilização de Resolução de Problemas. Foi adotado como referencial para Resolução de Problemas o entendimento de Onuchic (1999), de Trindade (2012), o dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e o posto na Base Nacional Comum Curricular (2017). Os livros utilizados como fonte foram selecionados a partir do Plano Nacional do Livro e Material Didático 2020 (PNLD 2020). O critério de seleção utilizado foi as coleções mais adotadas nas escolas públicas (municipais e estaduais) do Ensino Fundamental – Anos Finais de Aracaju/SE. No caso foram selecionadas: A Conquista da Matemática, de Giovani Jr. E Castrucci (2018); Matemática Bianchini, de Bianchini (2018); e Matemática Compreensão e Prática, de Silveira (2018). A partir do exame dos exemplares dessas coleções foi possível identificar que Giovani Jr. E Castrucci (2018), prescrevem a Resolução de problemas como metodologia. Além dos autores deixarem explicita a abordagem metodológica, destacam características, como: protagonismo do aluno e o papel de orientador do professor, que são prescritos para o uso como metodologia por Onuchic (1999). Na segunda coleção, Bianchini (2018) prescreve na maioria das vezes a utilização da Resolução de Problemas como recurso, destacando os passos de Polya (1978) para resolver problemas matemáticos com o objetivo de fixar conceitos. E nos exemplares da terceira coleção, Silveira (2018) não se comprometeu em apontar uma abordagem para a Resolução de Problemas, contudo foi possível identificar características que resultam na utilização como recurso, por exemplo, o uso do problema para fixação de conceitos. | pt_BR |
dc.publisher.department | DMA - Departamento de Matemática – São Cristóvão – Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Jocelmo_Mores_França.pdf | 841,21 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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