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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15790
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | Uma caracterização das finalidades dos materiais didáticos como um elemento do saber profissional do professor que ensinava matemática a partir de revistas pedagógicas (primeira metade do século XX) |
Autor : | Nascimento, Aila Maiara Santos |
Fecha de publicación : | 23-feb-2022 |
Director(a): | Santos, Ivanete Batista dos |
Resumen: | Este trabalho é resultado de uma pesquisa que teve como intento caracterizar as finalidades dos materiais didáticos como um elemento do saber profissional do professor que ensinava matemática a partir de orientações publicadas em exemplares de revistas pedagógicas da primeira metade do século XX. Para atingir o objetivo proposto, foram examinados exemplares das revistas: Revista de Ensino, Revista Escolar, Revista do professor. Revista Educação, Revista Escolar Infantil. Os entendimentos para o exame das fontes foram baseados em Souza (2013) para materiais didáticos, Valente (2019) para a constituição de saberes profissionais e Morais, Bertini e Valente (2021) para matemática do ensino e seus constituintes: sequência, graduação, significado e exercício / problema. A partir do exame foi possível identificar diferentes materiais didáticos tais como: Cartas de Parker, tornos, bolinhas, palitos, laranjas, folha de papel e torno mecânico. Materiais esses mencionados para abordar conceitos relacionados aos números, as operações aritméticas, as frações e figuras geométricas. O uso dos referidos materiais didáticos foram caracterizados com finalidades diferentes: representação, manipulação e construção. Vale ressaltar que em relação aos números, fração e operações a orientação era para uso de materiais didáticos com a finalidade de representação ou manipulação. Já para os saberes geométricos, foi possível identificar o uso dos materiais didáticos com a finalidade de construção, baseados em questionamentos e em materiais didáticos auxiliares. Por fim, é possivel afirmar que as orientações para uso dos materiais didaticos identificados na fontes examinadas deveriam ser incorporados ao ambiente da sala de aula do professor com as finalidades de representação, manipulação e construção para o ensino de saberes aritméticos ou geoméricos. Tal constatação foi possivel a partir do uso da categoria de análise como a graduação, que é um constiuinte da matemática do ensino. E por conta disso advoga-se aqui que a partir das fontes examinadas os materiais didáticos identificados tinham por finalidade em todos os caso promover uma a articulação entre uma matemática a e uma matemática para ensinar, elementos constiuinte do saber profissional do professor que ensinava matematica. |
Resumen : | This work is the result of a research that aimed to characterize the purposes of teaching materials as an element of the professional knowledge of the teacher who taught mathematics from guidelines published in copies of pedagogical magazines from the first half of the 20th century. To achieve the proposed objective, copies of magazines were examined: Revista de Ensino, Revista Escolar, Revista do Professor. Education Magazine, Children's School Magazine. The understandings for examining the sources were based on Souza (2013) for teaching materials, Valente (2019) for the constitution of professional knowledge and Morais, Bertini and Valente (2021) for teaching mathematics and its constituents: sequence, graduation, meaning and exercise/problem. From the examination it was possible to identify different teaching materials such as: Parker cards, lathes, balls, toothpicks, oranges, sheet of paper and lathe. These materials mentioned to address concepts related to numbers, arithmetic operations, fractions and geometric figures. The use of these teaching materials were characterized with different purposes: representation, manipulation and construction. It is worth mentioning that in relation to numbers, fractions and operations, the orientation was for the use of teaching materials for the purpose of representation or manipulation. As for the geometric knowledge, it was possible to identify the use of teaching materials for the purpose of construction, based on questions and auxiliary teaching materials. Finally, it is possible to affirm that the guidelines for the use of the didactic materials identified in the examined sources should be incorporated into the teacher's classroom environment for the purposes of representation, manipulation and construction for the teaching of arithmetic or geometric knowledge. This finding was possible from the use of the category of analysis such as graduation, which is a constituent of teaching mathematics. And because of that, it is argued here that from the sources examined, the didactic materials identified had the purpose, in all cases, to promote an articulation between a mathematics and a mathematics to teach, constitutive elements of the professional knowledge of the teacher who taught mathematics. |
Palabras clave : | Educação Material didático Matemática - Estudo e ensino Aritmética - Estudo e ensino Geometria - Estudo e ensino Didactic materials Pedagogical magazines Professional knowledge |
Área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citación : | NASCIMENTO, Aila Maiara Santos. Uma caracterização das finalidades dos materiais didáticos como um elemento do saber profissional do professor que ensinava matemática a partir de revistas pedagógicas (primeira metade do século XX). 2022. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022. |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15790 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
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