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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15827
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Costa, Camillo Gustavo Xavier | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-01T22:29:39Z | - |
dc.date.available | 2022-06-01T22:29:39Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-23 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Camillo Gustavo Xavier. O patrimônio material local digitalizado : um circuito histórico a serviço do ensino de história. 2022. 91 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15827 | - |
dc.description.abstract | This dissertation aims to offer different alternatives to dynamize History Teaching, as well as work with Local History and Material Cultural Heritage, through the use of Digital Information and Communication Technologies, such as the QR Code and Web Site. With this work, it was intended to develop in Sergipe students historical awareness and empathy, zeal for the Heritage of the Historic Center of Aracaju, knowledge and appreciation for Local History, giving it meaning, as well as contributing to overcoming traditionalism in teaching. We identified in our research, that in Elementary School Final Years, there is a lack of didactic material that deals with Local History, material that is based on the skills and abilities covered in the Sergipe Curriculum. Seeking to fill this gap, we developed a teaching aid to be used by teachers and students from Sergipe in the 8th and 9th grades of private and public schools. We understand the monument as a document, we see ourselves as a link between the present and the past. With this understanding, we created a Circuit of visitation to the material heritage, which we called Historic Circuit, consisting of two historical-heritage sequences and involving eight monuments. It is based on National-Local History and is based on the experimentation of heritage, whether through digital and (or) physical means, considering its opposition and taking it in an investigative way. Authors such as Le Goff (1990 and 2013), Jörn Rüsen (2010), Cerri (2011), Lee (2003, 2006 and 2016) and Pelegrini (2009) form our theoretical field. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation | Livro digital: Um circuito para você: patrimônios material e digital | pt_BR |
dc.subject | História | por |
dc.subject | Ensino de história | por |
dc.subject | História local | por |
dc.subject | Patrimônio cultural | por |
dc.subject | Patrimônio material | por |
dc.subject | QR Code | por |
dc.subject | Circuito histórico | por |
dc.subject | Teaching history | eng |
dc.subject | Local history | eng |
dc.subject | Material heritage | eng |
dc.subject | Historic circuit | eng |
dc.title | O patrimônio material local digitalizado : um circuito histórico a serviço do ensino de história | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Itamar Freitas de | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação objetiva oferecer alternativas diferenciadas para dinamizar o Ensino de História, assim como o trabalho com a História Local e o Patrimônio Cultural Material, por meio do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, a exemplo do QR Code e de Web Site. Com este trabalho, pretendeu-se desenvolver nos estudantes sergipanos a consciência e empatia históricas, o zelo pelo Patrimônio do Centro Histórico de Aracaju, o conhecimento e apreço pela História Local, dando a ela sentido, bem como contribuir para superação do tradicionalismo no ensino. Identificamos em nossa pesquisa, que no Ensino Fundamental Anos Finais, há uma carência de material didático que verse sobre História Local, material esse baseado nas competências e habilidades contemplados no Currículo Sergipano. Buscando preencher essa lacuna, desenvolvemos um paradidático a ser usado por professores e estudantes sergipanos dos 8º e 9º anos das redes particular e pública de ensino. Entendemos o monumento como documento, vemo-nos como um elo entre o presente e o passado. Com essa compreensão, criamos um Circuito de visitação ao patrimônio material, o qual denominamos Circuito Histórico, constituído de duas sequências histórico-patrimoniais e envolvendo oito monumentos. Ele é abalizado na História Nacional-Local e tem por fundamentos a experimentação do patrimônio, seja pela via digital e (ou) física, perspectivando sua contraposição e o tomando de forma investigativa. Formam o nosso campo teórico autores como Le Goff (1990 e 1996), Jörn Rüsen (2010), Cerri (2011), Lee (2003, 2006 e 2016) e Pelegrini (2009). | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Profissional em Ensino de História | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de História |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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