Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15852
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sacramento, Cláudia Virgínia Fontes | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-03T18:28:17Z | - |
dc.date.available | 2022-06-03T18:28:17Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-11 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15852 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Capacidades de linguagem | por |
dc.subject | Multimodalidade | por |
dc.subject | Interacionismo Sociodiscursivo | por |
dc.subject | Diário de humor. | por |
dc.title | Leitura do gênero diário de humor multimodal (Caderno pedagógico) | pt_BR |
dc.type | Caderno pedagógico | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, José Ricardo Carvalho da | - |
dc.description.resumo | Este caderno pedagógico é resultado de uma pesquisa de mestrado que foi aplicada em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola estadual de Sergipe. O material apresenta uma proposta de leitura com o gênero diário de humor multimodal em que foram analisados trechos do livro “Diário de um Banana”, sob a perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 2007) e da Gramática do Design Visual (GDV) (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). Para a execução das atividades, foi desenvolvida uma Sequência Didática de Leitura (SDL) com base no modelo de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), adaptada para a leitura, utilizando a proposta de uma aula interativa de leitura de Leurquin (2014). As atividades foram desenvolvidas de uma maneira sistemática, por meio de oficinas de leitura e interpretação das páginas do diário; foram elaboradas de acordo com o quadro teórico do ISD, contemplando o contexto de produção e a arquitetura textual, com a finalidade de desenvolver as capacidades de linguagem dos estudantes para que os mesmos se tornem leitores proficientes; e também com as contribuições da GDV para que a linguagem imagética fosse analisada e compreendida. Você vai observar que, no decorrer das atividades, serão apresentadas orientações de como trabalhar com os alunos, mas que podem ser adaptadas ou modificadas para a realidade da sua sala de aula. Os conceitos teóricos, que fundamentaram a pesquisa para que possam colaborar na compreensão teórica das atividades apresentadas, serão encontrados na dissertação intitulada A leitura de textos literários multimodais a partir da interação com o “Diário de um Banana” no pergamum.bibliotecas.ufs.br. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Profissional em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFS | pt_BR |
dc.description.local | Itabaiana | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CLAUDIA_VIRGINIA_FONTES_SACRAMENTO-Caderno_pedagógico.pdf | 3,18 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.