Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15945
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndrade, Raquel Barcelos de-
dc.date.accessioned2022-07-05T21:34:00Z-
dc.date.available2022-07-05T21:34:00Z-
dc.date.issued2022-03-14-
dc.identifier.citationANDRADE, Raquel Barcelos de. Estereótipos e preconceito contra pessoas com transtorno do espectro autista. 2022. 116 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15945-
dc.description.abstractThe reality of people with disabilities is not easy. They suffer daily from prejudice that impacts their self-concept, self-esteem and the way they are seen socially. In this way, people with Autism Spectrum Disorder (ASD) perceive their lives to be limited to categorizations and social stereotypes. Stereotypes and prejudices are still poorly researched topics in Brazil, especially when it comes to people with disabilities, especially those with autism. Such a reality reduces the understanding or leads to a distorted view of what a person on the autistic spectrum is, causing them to be perceived, many times, as aggressive, socially isolated and even incapable. Given this scenario, the objective of this dissertation was to investigate the relationship between stereotypes and prejudice about autism in undergraduate students. For that, a study was carried out with public university professors, being applied a questionnaire and a scale of prejudice against people with ASD. In order to analyze the data, Iramuteq software and SPSS were used. Participants showed inconsistencies in their statements, sometimes responding in a socially expected manner, sometimes with biases of prejudice. In addition, the importance of proximity to autistic people and its influence on the participants' views of prejudice was perceived. Another point observed was in relation to categorizations and stereotypes in relation to autism, which for the most part were negative.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectPsicologiapor
dc.subjectEstereótipospor
dc.subjectPreconceitopor
dc.subjectPessoas com deficiênciapor
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)por
dc.subjectStereotypeseng
dc.subjectPrejudiceeng
dc.subjectDisabled peopleeng
dc.subjectAutism spectrum disordereng
dc.titleEstereótipos e preconceito contra pessoas com transtorno do espectro autistapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Marcus Eugênio Oliveira-
dc.description.resumoA realidade das pessoas com deficiência não é fácil. Elas sofrem diariamente com o preconceito que impacta seu autoconceito, autoestima e a forma como são vistas socialmente. Dessa forma, as pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA) percebem suas vidas sendo limitadas a categorizações e estereótipos sociais. Estereótipos e preconceitos são temas ainda pouco pesquisados no Brasil, especialmente quando se trata de pessoas com deficiência, sobretudo, aquelas com autismo. Tal realidade, reduz o entendimento ou leva a uma visão distorcida do que é uma pessoa dentro do espectro autista, fazendo com que seja percebida, muitas vezes, como agressiva, isolada socialmente e até mesmo incapaz. Diante desse cenário, o objetivo da presente Dissertação foi investigar a relação entre estereótipos e preconceito sobre o autismo em estudantes de licenciatura. Para tanto, foi realizado um estudo com futuros professores de uma universidade pública, sendo aplicado um questionário e uma escala de preconceito contra pessoas com TEA. A fim de analisar os dados, utilizou-se o software Iramuteq e o SPSS. Os partcipantes apresentaram incoerências em suas afirmações, ora respondendo de maneira socialmente esperada, ora com vieses de preconceito. Além disso, percebeuse a importância da proximidade, de alguns partcipantes, em relação a pessoas autistas e sua influência nas visões de preconceito destes participantes. Outro ponto observado, foi em relação as categorizações e estereótipos voltados ao autismo, que em sua grande maioria se mostraram negativos.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAQUEL_BARCELOS_ANDRADE.pdf1,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.