Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15948
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSilva, Luis Carlos Soares da-
dc.date.accessioned2022-07-07T15:16:53Z-
dc.date.available2022-07-07T15:16:53Z-
dc.date.issued2022-02-17-
dc.identifier.citationSILVA, Luis Carlos Soares da. Educação científica infantil em espaços não formais funcionais. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15948-
dc.description.abstractScientific education emerges during the technological changes past the last decades, aiming to inform and form people on the technologies use and their implications for society and nature. Even though scientific education is affected by the context in which it is inserted, in Brazil, it acquires a character-focused on the axes of science education over time, focusing on helping students to understand science and its influences, enabling them to make good decisions in society, whether these are personal or that culminate in representational choices. Scientific education must take place as soon as possible. Therefore, opportunities must be given to students even in early childhood education, as they already have affinities with technologies, thus contributing to the end of late scientific education. The evaluation systems of science education (PISA and Saeb) show worrying indices regarding science teaching in Brazil. The non-formal functional spaces such as forests, trails, national parks, planetariums, museums, squares, and science centers, contribute to the children's scientific education development, working like a methodological tool. This research is exploratory, descriptive, and documentary, having a qualitative approach in nature. Structured observation and a form containing specific elements for the characterization of spaces were used as a data collection instrument. As a result of the study, three places in script format were pointed out in the contribution of an approach in science education with early childhood education, since they present physical and structural conditions for these activities development. In this research, the main trail of the Parque Nacional Serra de Itabaiana (PNSI), the Parque dos Falcões, and the Praça Fausto Cardoso were analyzed as non-formal functional spaces in the Microregion of Agreste de Itabaiana. These spaces offer different resources, where teachers can develop studies, observations, and environmental education, education for heritage, ecological trails, among other activities for educational purposes.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectCiênciapor
dc.subjectEstudo e ensinopor
dc.subjectEducação científicapor
dc.subjectEspaço não formalpor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectScience educationeng
dc.subjectNon-formal spaceeng
dc.subjectChildhood educationeng
dc.subjectScience teachingeng
dc.titleEducação científica infantil em espaços não formais funcionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Marcelo Leite dos-
dc.description.resumoA educação científica surge em meio as grandes transformações tecnológicas das últimas décadas, visando informar e formar as pessoas para o uso das tecnologias e suas implicações na sociedade e na natureza. Embora a educação científica receba influência do contexto em que é inserida, no Brasil ela adquire ao longo do tempo, um caráter voltado aos eixos do ensino de ciências, tendo como objetivo auxiliar os estudantes na compreensão das ciências e suas influências, possibilitando os indivíduos a tomarem boas decisões em suas escolhas da vida em sociedade, sendo estes pessoais ou que culminam escolhas de representações políticas. A educação científica deve ocorrer o quanto antes, sendo assim, os estudantes devem ser oportunizados ainda na educação infantil, pois já possuem afinidades com as tecnologias, contribuindo, assim, com o fim da educação científica tardia. Os sistemas de avaliação do ensino de ciências (PISA e Saeb) evidenciam índices preocupantes quanto ao ensino de ciências no Brasil. Como ferramenta metodológica para o desenvolvimento da educação científica infantil, têm-se a contribuição dos espaços não formais funcionais, que podem configurar-se como os bosques, trilhas, parques nacionais, planetários, museus, praças e centros de ciências. A presente dissertação se trata de uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva e documental, tendo como natureza uma abordagem qualitativa. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados a observação estruturada e formulário contendo elementos próprios para a caracterização dos espaços. Como resultado de pesquisa foram apontados três espaços em formato de roteiro, que podem contribuir para uma abordagem em educação científica com a educação infantil, pois apresentam condições físicas e estruturais para o desenvolvimento dessas atividades. Nesta pesquisa foram caracterizados três espaços não formais funcionais na Microrregião do Agreste de Itabaiana, sendo a trilha principal do Parque Nacional Serra de Itabaiana (PNSI), o Parque do Falcões e a Praça Fausto Cardoso. Esses espaços oferecem diferentes recursos, onde professores podem desenvolver estudos e observações do meio, abordar a educação ambiental, a educação para o patrimônio, trilhas ecológicas, e, entre outras atividades para fins educacionais que pode ocorrer a partir do planejamento do professor.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ciências Naturaispt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Santos, Cristiano Aprígio dos-
dc.description.localItabaianapt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Ciências Naturais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LUIS_CARLOS_SOARES_DA_SILVA.pdf5,29 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.