Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15955
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira, Juliana Santos Monteiro-
dc.date.accessioned2022-07-12T20:38:02Z-
dc.date.available2022-07-12T20:38:02Z-
dc.date.issued2022-02-15-
dc.identifier.citationVIEIRA, Juliana Santos Monteiro. "Sobre o futuro de nossos estabelecimentos de ensino": atravessamentos entre Nietzsche e a educação na contemporaneidade. 2022. 255 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15955-
dc.description.abstractThis thesis aims to analyse, through the five Conferences “On The Future of Our Educational Institutions”, undertaken between January to March of 1872 by Friedrich Nietzsche, the criticisms pointed by the philosopher on the cultural modern state and the education model disseminated in Western educational establishments. Under a genealogical inspiration, we seek to contemplate over the Brazilian educational landmarks, transposing the dispute scenarios concerning the civilizing process and the attempt to forge a national identity. It is also intended to demarcate journalism and science as fundamental instances of support for this model of culture, being used as narcotics in Contemporary. From a dialogue with other authors, it is intended to draw considerations about education for overcome, integrate, and cultivate another human type that pursues new values of orientation for culture.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SEpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectEscolaspor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectFriedrich Wilhelm Nietzschepor
dc.subjectContemporaneidadepor
dc.subjectEstabelecimentos de ensinopor
dc.subjectContemporaneityeng
dc.subjectCultureeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEducational institutionseng
dc.title"Sobre o futuro de nossos estabelecimentos de ensino": atravessamentos entre Nietzsche e a educação na contemporaneidadept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Feldens, Dinamara Garcia-
dc.description.resumoEsta tese tem por objetivo analisar, por meio das cinco Conferências “Sobre o futuro de nossos estabelecimentos de ensino”, empreendidas entre janeiro e março de 1872 por Friedrich Nietzsche, as críticas tecidas pelo filósofo acerca da cultura estatal moderna e do modelo de educação disseminado nos estabelecimentos de ensino do Ocidente. Sob inspiração genealógica, busca-se refletir acerca dos marcos educativos brasileiros, transpondo os cenários de disputa referentes ao processo civilizatório e à tentativa de forjar uma identidade nacional. Pretende-se, ainda, demarcar o jornalismo e a ciência enquanto instâncias fundamentais de sustentação desse modelo de cultura, sendo utilizados como narcóticos na contemporaneidade. A partir do diálogo com outros autores, intenciona-se tecer considerações acerca da educação para a superação, a integração e o cultivo de um outro tipo humano que intente novos valores de orientação para a cultura.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIANA_SANTOS_MONTEIRO_VIEIRA.pdf2,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.