Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15971
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Kate Constantino Pinheiro de Andrade-
dc.date.accessioned2022-07-15T20:22:01Z-
dc.date.available2022-07-15T20:22:01Z-
dc.date.issued2022-02-17-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Kate Constantino Pinheiro de Andrade. O mercado de línguas estrangeiras: a relação com o saber nos cursos livres de francês e inglês. 2022. 285 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15971-
dc.description.abstractThis work investigates what we call the language market. Our objective is to understand what it is like to know a foreign language through free French and English courses in Brazil. We researched the senses and meanings produced in learning foreign languages by adults, in the spaces and times of those free courses. Our theoretical and methodological foundation is the Relation with Knowledge, by Charlot (2000, 2001, 2005, 2009, 2013, 2020, 2021), which allows us to raise socio-historical and socio-didactic questions on the subject. As an alternative to the regular school, free courses in foreign languages are numerous in Brazil and in the world and work in a logic the private market, in vocational education and training for the job market. A movement to describe the spaces that offer French and English language courses, understanding the nature of these places of learning, allowed us to design what we call the foreign language market. The corpus of this investigation is formed by the legislation on language teaching, national and local newspapers, pedagogical documents and speeches by students and ex-students of free courses in French and/or English. As instruments for data collection with the research participants, an open questionnaire and an adaptation of the Balance of Knowledge were applied.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectEnsino de línguaspor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectLinguagem e línguaspor
dc.subjectLíngua francesapor
dc.subjectLíngua inglesapor
dc.subjectSistema de ensinopor
dc.subjectComercializaçãopor
dc.subjectReferência (Linguística)por
dc.subjectMercado de línguaspor
dc.subjectRelação com o saberpor
dc.subjectSentido/Significadopor
dc.subjectCurso livre de idiomaspor
dc.subjectLíngua estrangeirapor
dc.subjectLanguage marketeng
dc.subjectRelationship with knowledgeeng
dc.subjectSense/Meaningeng
dc.subjectFree language courseeng
dc.subjectForeign languageeng
dc.titleO mercado de línguas estrangeiras: a relação com o saber nos cursos livres de francês e inglêspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Charlot, Bernard-
dc.description.resumoEste trabalho investiga o que denominamos mercado de línguas estrangeiras. Nosso objetivo é compreender o que é saber uma língua estrangeira a partir de cursos livres de francês e de inglês no Brasil. Pesquisamos os sentidos e significados produzidos nos processos de aprendizagem de línguas estrangeiras de pessoas adultas, nos espaços e tempos daqueles cursos livres. Nossa fundamentação teórica e metodológica é a Relação com o Saber, de Charlot (2000, 2001, 2005, 2009, 2013, 2020, 2021), que nos permite levantar questões socio-históricas e sociodidáticas sobre o assunto. Como alternativa à escola regular, os cursos livres de línguas estrangeiras são numerosos no Brasil e no mundo e funcionam na lógica do mercado privado, na educação profissionalizante e na formação para o mercado de trabalho. Entendendo a natureza desses lugares de aprendizagem foi possível o desenho do que chamamos de mercado de língua francesa e mercado de língua inglesa no Brasil. O corpus dessa investigação é formado pela legislação sobre o ensino de línguas, jornais de circulação nacional e local, documentos pedagógicos e discursos de alunos e ex-alunos de cursos livres de francês e/ou inglês. Como instrumentos de produção de dados junto aos participantes da pesquisa, foram aplicados um questionário aberto e uma adaptação do Balanço de Saber.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KATE_CONSTANTINO_PINHEIRO_ANDRADE_OLIVEIRA.pdf3,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.