Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16029
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Thaynara Suellen Silva-
dc.date.accessioned2022-07-27T14:02:48Z-
dc.date.available2022-07-27T14:02:48Z-
dc.date.issued2022-06-01-
dc.identifier.citationSANTOS, Thaynara Suellen Silva. K-cover: um caminho para a autonomia da criação artística. 2022. 37 f. Monografia (Graduação de Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16029-
dc.description.abstractThe proposal of this experience report is to point out other possibilities of artistic creation that encourage K-cover's independence, to a creative notion where they can detach from ready-made choreographs. Therefore, bringing reflections on the artistic/performative making. Understanding how Improvisation in Dance enables a new experience and corporal organization. Helping other researchers understand and perceive this art as another possibility to follow to arrive at artistic creation. This study was developed with the BeaverS group, which lives at Aracaju/SE (Brazil), and has 3 dancers between 22 and 26 years old. So, we propose as a guiding question: is it possible that the body is able to leave the imitation to search for the autonomy of artistic creation? To reach research goals we developed some experimentation with Improvisation in dance, with and without previous agreements, and Improvisation with scripts (Guerrero, 2008), always trying to observe the development of each participant. We also applied a questionnaire, before the first class, and after the last class. In this way, we came to the conclusion that the K-cover body can indeed leave imitation and start this creative and reflective search on movement.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectDançapor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectDançarinospor
dc.subjectCoreografiapor
dc.subjectK-covereng
dc.subjectDance improvisationeng
dc.subjectCreative processeseng
dc.titleK-cover: um caminho para a autonomia da criação artísticapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1São José, Ana Maria de-
dc.description.resumoO propósito deste relato de experiência é apontar outras possibilidades de criação artística que incentivem a independência dos K-covers para chegar a uma noção criativa onde possam se desprender das coreografias prontas. Assim trazendo reflexões sobre o fazer artístico/performático e entender como a Improvisação em Dança possibilita uma nova experiência e organização corporal. Assim ajudando outros pesquisadores a entenderem e perceberem essa arte como mais uma possibilidade a ser trilhada para se chegar à criação artística. O estudo foi realizado com o grupo BeaverS que reside em Aracaju/SE (Brasil), que conta com 3 dançarinas com idades entre 22 a 26 anos. Então, propomos como questão norteadora: é possível que o corpo consiga sair da imitação para a busca de autonomia da criação artística? Para alcançar os objetivos da pesquisa realizamos experimentações de Improvisação em dança, com e sem acordos prévios e Improvisação com roteiros (Guerrero, 2008), procurando sempre observar o desenvolvimento de cada participante. Também aplicamos um questionário, antes da primeira aula e depois, na última aula. Dessa forma, chegamos a conclusão de que o corpo K-cover pode sim sair da imitação e partir para essa busca criativa e reflexiva sobre o movimento.pt_BR
dc.publisher.departmentDDA - Departamento de Dança – Laranjeiras - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localAracajupt_BR
Aparece nas coleções:Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thaynara_Suellen_Silva_Santos.pdf13,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.