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dc.contributor.authorAraújo, Benedito Carlos Libório Caires-
dc.date.accessioned2016-01-27T12:00:36Z-
dc.date.available2016-01-27T12:00:36Z-
dc.date.issued2010-10-
dc.identifier.citationARAÚJO, B. C. L. C. A institucionalização da prática de ensino como ato originário da profissionalização da capoeira. In: COLÓQUIO DE EPISTEMIOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA, 5., 2010, Maceió. Anais Eletrônicos... Curitiba: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, 2010. Disponível em: <http://congressos.cbce.org.br/index.php/cepistef/v_cepistef/paper/viewFile/2668/1125>. Acesso em: 27 jan. 2016.pt_BR
dc.identifier.issn2179-8192-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/1602-
dc.description.abstractA capoeira, desde sua primeira menção nos registros oficiais, sempre foi discriminada. Após as transformações sociais no Brasil do século XX, essa manifestação ganha espaço social, assumindo uma nova dinâmica. Esse processo se inicia quando a docência da capoeira estrutura-se como mercadoria. Destaca-se como marco desse processo, a atuação da Capoeira Regional (1929), que sob influência do pensamento positivista, materializou a fragmentação da capoeira, apartando-se de seu produtor. Para compreender esse fenômeno, concentramos a atenção na mercadoria prática docente da capoeira, destacando nela as contradições que evidenciem a lógica da mercadoria e suas determinações.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherColégio Brasileiro de Ciências do Esportept_BR
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectMercadoriapt_BR
dc.titleA institucionalização da prática de ensino como ato originário da profissionalização da capoeirapt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Attribution Licensept_BR
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