Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16054
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Levy Henrique Oliveira-
dc.date.accessioned2022-07-28T13:05:26Z-
dc.date.available2022-07-28T13:05:26Z-
dc.date.issued2021-07-21-
dc.identifier.citationSantos, Levy Henrique Oliveira. O despertar do olhar pesquisador : PIBIC e o Marquês de Pombal. São Cristóvão, 2021. Monografia (Licenciada em Letras Português-Inglês) – Departamento de Letras Estrangeiras, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16054-
dc.description.abstractIn the present work, we discuss the impact by the PIBIC on our academic experience, and also on students’ professional qualification broadly, regarding the inciting of a researcher’s perspective as way to increment the future teaching practice. In order to do it, we discussed and analyzed the difference between the proposals of the initial teacher education programs and of the undergraduate research program, available at the website of the Ministry of Science, Technology and Inovations, by means of the reading of scientific papers. To exemplify the impact inflicted by the PIBIC on our academic qualification, we reported the paths that we traced while in the program, in which we researched the relationship between the Marquis of Pombal and England in primary and secondary sources. We analyzed the collected data using the concepts of social representations and cultural history, theorized by Hall (2016) and Chartier (1998). We showed the difference between becoming fit to act in the everyday activities of schools and to become aware of the continuous qualification inherent to the teacher’s profession.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLetras português-inglêspor
dc.subjectEnsino de letras português-inglêspor
dc.subjectMarquês de Pombalpor
dc.subjectIniciação científicapor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.subjectMarquis of Pombaleng
dc.subjectUndergraduate research programeng
dc.subjectSocial representationseng
dc.titleO despertar do olhar pesquisador : PIBIC e o Marquês de Pombalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Fonseca, Ana Lúcia Simões Borges-
dc.description.resumoNeste trabalho, tratamos do impacto do PIBIC na nossa experiência acadêmica, bem como na formação discente de maneira ampla, tratando do despertar do olhar pesquisador como forma de incrementação da futura prática docente. Para tanto, discutimos a diferença entre as propostas dos programas de formação inicial do professor e as do programa de iniciação científica, disponíveis no site oficial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, analisando-as com base em textos científicos. Para exemplificar o impacto do PIBIC na nossa formação acadêmica, relatamos o caminho que percorremos no programa, no qual pesquisamos, em fontes primárias e secundárias, a relação entre o Marquês de Pombal e a Inglaterra. Analisamos os dados utilizando-nos dos conceitos de representações sociais e história cultural, teorizadas por Hall (2016) e Chartier (1998), e mostramos a diferença entre tornar-se apto a atuar no cotidiano das escolas e fazer-se consciente da formação continuada inerente à profissão de professor, de acordo com Garcia (2007) Lima (2007), Miranda (2006) e Nova (2015).pt_BR
dc.publisher.departmentDLES - Departamento de Letras Estrangeiras – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::PROGRAMACAO DE CONDICOES DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Levy_Henrique_Oliveira_Santos.pdf427,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.