Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16055
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Mahena Dórea Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-28T13:07:32Z | - |
dc.date.available | 2022-07-28T13:07:32Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-03 | - |
dc.identifier.citation | Costa, Mahena Dórea Rodrigues. A menina submersa e a literatura fantástica : fontes de incentivo à formação de jovens leitores. São Cristóvão, 2021. Monografia (Licenciada em Letras Português-Inglês) – Departamento de Letras Estrangeiras, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16055 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Letras português-inglês | por |
dc.subject | Ensino de letras português-inglês | por |
dc.subject | Literatura fantástica | por |
dc.subject | Incentivo à leitura | por |
dc.subject | Temas contemporâneos transversais | por |
dc.title | A menina submersa e a literatura fantástica : fontes de incentivo à formação de jovens leitores | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Façanha, Maria Amália Vargas | - |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de analisar o romance “A menina submersa: memórias” (KIERAN, 2012), explorando suas potencialidadescomo obra que, por sua natureza de literatura fantástica e pelas ricas temáticas nela encontradas, pode contribuir para o incentivo à leitura de jovens, especialmente em nível de ensino médio.Para tal, foram destacadasas características desse tipo de literatura e de que maneira os elementos fantásticos foram estudados ao longo do tempo. Buscou-se também compreender como o fantástico se expressa na referida obra; analisar a presença dos temas contemporâneos transversais na narrativa; e aprofundar as possibilidades que o romance fornece para seu uso em sala de aula, destacando temáticas contemporâneas abordadas na trama, o que dialoga com o que preconiza a BNCC (2017) a respeito de temas contemporâneos transversais, a exemplo das questões de gênero. Para o desenvolvimento desta pesquisa, buscamos embasamento em autores que versam sobre a literatura fantástica, com destaque para: Camarani (2014); Sá (2003); Todorov (1970); KIERNAN (2014), dentre outros.A partir do estudo da obra enquanto material com potencial para uso na prática pedagógica, entendemos ser possível relacionar os elementos da narrativa às necessidades e preferências dos estudantes adolescentes, contribuindo, assim, com a formação de jovens leitores críticos. | pt_BR |
dc.publisher.department | DLES - Departamento de Letras Estrangeiras – São Cristóvão - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mahena_Dorea_Rodrigues_Costa.pdf | 273,49 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.