Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1605
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAraújo, Benedito Carlos Libório Caires-
dc.contributor.authorSantos, Bartira Telles Pereira-
dc.contributor.authorMateus, Paulo Henrique Barbosa-
dc.date.accessioned2016-01-28T11:08:13Z-
dc.date.available2016-01-28T11:08:13Z-
dc.date.issued2011-09-
dc.identifier.citationARAÚJO, B. C. L. C.; SANTOS, B. T. P.; MATEUS, P. H. B. "Sou discípulo que aprende, sou mestre que dá lição...", a docência sob a lógica capitalista: a mercadoria aula de capoeira e seu processo de alienação do seu produtor. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 17., 2011, Porto Alegre. Anais eletrônicos... Curitiba: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, 2011. Disponível em: <http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2011/2011/paper/view/3780>. Acesso em: 28 jan. 2016.pt_BR
dc.identifier.issn2175-5930-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/1605-
dc.description.abstractA capoeira, após as transformações sociais no Brasil do século XX, ganha espaço social, assumindo uma nova dinâmica. Esse processo se inicia quando a docência da capoeira estrutura-se como mercadoria. Destaca-se como marco desse processo, a atuação da Capoeira Regional (1929), que sob influência do pensamento positivista, materializou a fragmentação da capoeira, apartando-se de seu produtor. Para compreender esse fenômeno, concentramos a atenção na mercadoria prática docente da capoeira, destacando nela as contradições que evidenciem a lógica da mercadoria e suas determinações._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: The capoeira, after transformations in Brazil in the twentieth century takes social space, assuming a new dynamic. This process begins when the teaching of capoeira was structure like a commodity. Highlighting a milestone of that process, the actions of Capoeira Regional (1929), which influence of positivist thinking, materialized in relations direct fragmentation of capoeira, when poultry withdraw itself from its producer. To understand this phenomenon, focus on commodity teaching practice of capoeira, highlighting the contradictions therein showing that the logic of the commodity and their determinations._________________________________________________________________________________________ RESUMEN: La capoeira, después de transformaciones Brasil en el siglo XX, gaña espacio social, en el supuesto de una nueva dinámica. Este proceso comienza en el momento en enseñanza de la capoeira estructurarse como mercancía. Como hito de ese proceso, acciones del Capoeira Regional (1929), que bajo influencia del pensamiento positivista, materializado la fragmentación de la capoeira, apartándose de su productor. Para entender este fenómeno, se centra en enseñanza práctica de la capoeira, poniendo de relieve las contradicciones que muestran que en lógica de mercancía y de sus determinaciones.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherColégio Brasileiro de Ciências do Esportept_BR
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectMercadoriapt_BR
dc.subjectPractical teachingpt_BR
dc.subjectCommoditypt_BR
dc.subjectPráctica del enseñanzapt_BR
dc.subjectMercancíapt_BR
dc.title"Sou discípulo que aprende, sou mestre que dá lição...", a docência sob a lógica capitalista: a mercadoria aula de capoeira e seu processo de alienação do seu produtorpt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseDireitos autorais pertencentes ao(s) autor(es)pt_BR
Appears in Collections:DED - Trabalhos apresentados em eventos
DEF - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DocenciaCapoeiraAlienacao.pdf3,34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.