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Document Type: Tese
Title: A transição do modelo de educação antiga grega para o cristão : Clemente de Alexandria e a inspiração na paideia helênica
Authors: França, Maria Lenilda Caetano
Issue Date: 24-Feb-2022
Advisor: Santos, Edmilson Menezes
Resumo : A pesquisa apresenta a transição do modelo de educação constituído na Grécia Antiga para aquele surgido com o advento do cristianismo. No primeiro, encontramos a sua base composta por três grandes paideias: a homérica, a sofística e a socrático-platônica. Estas, como se quer provar, influenciam diretamente no processo educacional cristão. Identificamos como fontes primárias as concepções de Platão, por ele ter sido um dos maiores críticos dos modelos educativos defendidos por Homero e pelos sofistas, bem como as de Clemente de Alexandria, conferido pela literatura como o teólogo pioneiro na construção da paideia cristã. Trata-se de uma pesquisa teórica orientada por um conjunto de conceitos, a saber: educação, justiça, pedagogo, pedagogia, de modo que a exegese de tal conjunto aclara as duas propostas teóricas e identifica as continuidades e rupturas dos autores estudados. Assim, tivemos como problema central: a paideia cristã apresenta originalidade frente aos modelos educativos gregos anteriores? Essa interrogação se desdobra nas seguintes questões: quais as ideias centrais da educação promovida nos períodos homérico, socrático-platônico e sofístico? Qual o lugar da paideia socrático-platônica em vista da promoção da cidade como espaço da ordem justa? Quais as ideias fundamentais da proposta de educação cristã concebida por Clemente de Alexandria e em que medida o pedagogo escravo foi uma frutífera inspiração para a organização das bases educativas de um tal projeto? Para vislumbrar as respostas, descrevemos o âmbito, o plano e o tratamento das propostas educacionais presentes nas três grandes paideias gregas e as influências para o modelo cristão de Clemente; investigamos a inserção da figura do pedagogo escravo veiculada nesses períodos; analisamos como Clemente reconfigura o pedagogo escravo, tornando-o divino, para lançar um projeto de educação cristã; e, finalmente, retomamos a contribuição de Platão e de Clemente de Alexandria para uma ideia de educação no mundo antigo, de modo a ressaltar suas singularidades e estabelecer uma nova interpretação que o cristianismo propõe da tradição antiga, contribuindo para o campo da história das ideias pedagógicas. Reconhecemos o nexo entre o pensamento platônico com o do alexandrino no que concerne ao objetivo da educação: tornar os homens excelentes em virtude e nos valores da alma, tendo como aspecto distinto a fé propugnada por Clemente.
Abstract: The research presents the transition from the model of education constituted in Ancient Greece to the one that emerged with the advent of Christianity. In the first, we find its base composed of three great "paideias": the Homeric, the Sophistic and the Socratic-Platonic. These, as we want to prove, directly influence the Christian educational process. We identified as primary sources Plato's conceptions, because he was one of the greatest critics of the educational models advocated by Homer and the Sophists, as well as those of Clement of Alexandria, regarded by the literature as the pioneering theologian in the construction of the Christian paideia. This is a theoretical research oriented by a set of concepts, namely: education, justice, pedagogue, pedagogy, so that the exegesis of such set clarifies the two theoretical proposals and identifies the continuities and ruptures of the authors studied. Thus, we had as a central problem: does the Christian paideia present originality when compared to previous Greek educational models? This question unfolds in the following questions: what are the central ideas of the education promoted in the Homeric, Socratic-Platonic and Sophistic periods? What is the place of the Socratic-Platonic paideia in view of the promotion of the city as a space of the just order? What are the fundamental ideas of the Christian educational proposal conceived by Clement of Alexandria and to what extent was the slave pedagogue a fruitful inspiration for the organization of the educational foundations of such a project? In order to glimpse the answers, we describe the scope, the plan, and the treatment of the educational proposals present in the three great Greek paideias and the influences for Clement's Christian model; we investigate the insertion of the figure of the slave pedagogue conveyed in these periods; we analyze how Clement reconfigures the slave pedagogue, making him divine, to launch a project of Christian education; and, finally, we resume the contribution of Plato and Clement of Alexandria to an idea of education in the ancient world, in order to highlight their singularities and establish a new interpretation that Christianity proposes of the ancient tradition, contributing to the field of the history of pedagogical ideas. We recognize the link between the Platonic thought and that of the Alexandrian in what concerns the objective of education: to make men excellent in virtue and in the values of the soul, having as a distinctive aspect the faith propounded by Clement.
La investigación presenta la transición del modelo de educación constituído en la Grecia Antigua para aquel que surge con el advenimiento del cristianismo. En primer lugar, encontramos su base compuesta por tres grandes paideias: la homérica, la sofística y la socrático- platónica. Éstas, como se quiere probar, influencian directamente en el proceso educativo cristiano. Identificamos como fuentes primarias las concepciones de Platón, por haber sido uno de los mayores críticos de los modelos educativos defendidos por Homero y por los sofistas, así como el de Clemente de Alejandría, reconocido por la literatura como el teólogo pionero en la construcción de la paideia cristiana. Se trata de una investigación teórica orientada por un conjunto de conceptos, a saber: educación, justicia, pedagogo, pedagogía, de modo que la exégesis de tal conjunto aclara las dos propuestas teóricas e identifica las continuidades y rupturas de los autores estudiados. De esta manera, definimos como problema central: ¿la paideia cristiana presenta originalidad frente a los modelos educativos griegos anteriores? Este interrogante se desdobla en dos cuestiones: ¿cuáles son las ideas centrales de educación promovida en los períodos homérico, socrático-platónico y sofístico? ¿Cuál es el lugar de la paideia socrático- platónica en la promoción de la ciudad como espacio de orden justo? ¿Cuáles son las ideas fundamentales de la propuesta de educación cristiana concebida por Clemente de Alejandría y en qué medida el pedagogo esclavo fue una inspiración fructífera para la organización de las bases educativas de tal proyecto? Para vislumbrar las respuestas, describimos el ámbito, el plano y el tratamiento de las propuestas educativas presentes en las tres grandes paideias griegas y las influencias para el modelo cristiano de Clemente; investigamos la inserción de la figura del pedagogo esclavo vehiculada en estos períodos; analizamos cómo Clemente reconfigura al pedagogo esclavo, tornándolo divino, para lanzar un proyecto de educación cristiana; y, finalmente, retomamos la contribución de Platón y de Clemente de Alejandría para una idea de educación en el mundo antiguo, de modo de resaltar sus singularidades y establecer una nueva interpretación que el cristianismo propone de la tradición antigua, contribuyendo para el campo de las ideas pedagógicas. Reconocemos el nexo entre el pensamiento platónico con el alejandrino en lo que concierne al objetivo de la educación; tornar a los hombres excelentes en la virtud y en los valores del alma, teniendo como aspecto distinto la fé propugnada por Clemente.
Keywords: Educação
História da educação
Pedagogos
Educação cristã
Metódos de ensino
Educação na Antiguidade
Clemente de Alexandria
História do pensamento pedagógico
Educação no mundo antigo
Platão
History of pedagogical thought
Education in the ancient world
Pedagogue
Plato
Clement of Alexandria
Historia del pensamiento pedagógico
Educación en el mundo antiguo
Platón
Clemente de Alejandría
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Program Affiliation: Pós-Graduação em Educação
Citation: FRANÇA, Maria Lenilda Caetano. A transição do modelo de educação antiga grega para o cristão : Clemente de Alexandria e a inspiração na paideia helênica. 2022. 152 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16070
Appears in Collections:Doutorado em Educação

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