Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16073
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Samara Machado de-
dc.date.accessioned2022-08-05T14:17:51Z-
dc.date.available2022-08-05T14:17:51Z-
dc.date.issued2021-09-08-
dc.identifier.citationOliveira, Samara Machado de. O papel da autonomia do aprendiz no contexto do ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira emergencial. São Cristóvão, 2021. Monografia (Licenciada em Letras Português-Inglês) – Departamento de Letras Estrangeiras, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16073-
dc.description.abstractThis paper aims to investigate teachers-in-training’ perceptions about the role of autonomy in the process of the acquisition of a foreign language, specifically in the context of the degree course in Letters Portuguese-English in the Federal University of Sergipe. Therefore, to do this analysis, a questionnaire was distributed to a class of the eighth semester of the course, considering the theoretical knowledge learned, as well as the critical sense developed throughoutthe academic journey. In this regard, through a qualitative approach, we sought to verify the student’s beliefs about the concept of autonomy and how this perspective influenced their individual learning, not only in the university, but also outside of the formal education environment. Thus, it was possible to see that, despite the broad recognition of the role of autonomy for success at graduation, many based their answers on the concept they had brought about autonomy, before graduation, and others confused this term with self-taught.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLetras português-inglêspor
dc.subjectEnsino de letras português-inglêspor
dc.subjectLíngua estrangeirapor
dc.subjectEnsino-aprendizagem de línguaspor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectLíngua inglesapor
dc.subjectForeign languageeng
dc.subjectLanguage teaching and learningeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectEnglish languageeng
dc.titleO papel da autonomia do aprendiz no contexto do ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira emergencialpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Elaine Maria-
dc.description.resumoEste artigo tem como propósito averiguar as percepções de docentes em formação acerca do papel da autonomia no processo de aquisição de uma língua estrangeira, especificamente no contexto da graduação em Letras Português-Inglês da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Para tal análise, umquestionário foi distribuído a uma turma de universitários do oitavo período do curso supracitado, considerando o conhecimento teórico adquirido, bem como o senso crítico desenvolvido ao longo da jornada acadêmica. Nesse sentido, a partir de uma pesquisa qualitativa, buscou-se verificar o entendimento dos participantes sobre o conceito deautonomia e de que forma esta perspectiva se fez presente em seu aprendizado individual dentro da universidade, bem como fora da educação formal. Assim, foi possível perceber que, apesar do amplo reconhecimento do papel da autonomia para o sucesso na graduação, muitos basearam suas respostas no conceito que traziam de autonomia, antes da graduação, e outros confundiam esse termo com o autodidatismo.pt_BR
dc.publisher.departmentDLES - Departamento de Letras Estrangeiras – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Samara_Machado_Oliveira.pdf802,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.