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Tipo de Documento: Monografia
Título: As delimitações metodológicas na Educação de Jovens e Adultas (EJA) voltadas a inclusão dos surdos, a partir do processo de ensino/aprendizagem em uma escola estadual do município de Moita Bonita, Sergipe
Autor(es): Santos, Camila Pereira dos
Data do documento: 3-Jun-2022
Orientador: Oliveira, Daisy Mara Moreira de
Resumo: Hodiernamente, as escolas têm buscado desenvolver a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais com o propósito de proporcionar um ensino igualitário e, consequentemente, contribuir com a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Nesse sentido, as iniciativas desta ação têm sido amparadas e norteadas por diligências governamentais, a fim de inserir todos os alunos na escola. Desse modo, um novo cenário educativo tem se ajustado com a inserção desses alunos em salas de aula regulares, pois esta perspectiva corresponde a novos desafios para os docentes que agora precisam considerar a presença daqueles reputados como “diferentes”, não obstante, induzindo as implicações que vem acarretar em suas metodologias pedagógicas. A reflexão acerca do exercício desta realidade educacional, também presente na Educação de Jovens e Adultos (EJA), faz-se necessário. Haja vista, interessa-nos compreender as abordagens metodológicas na Educação de Jovens e Adultas (EJA) voltadas à inclusão dos surdos a partir do processo de ensino/aprendizagem em uma escola pública estadual do município de Moita Bonita, Sergipe. Portanto, com o objetivo de conhecer esses aspectos, realizamos entrevistas em um colégio estadual do município de Moita Bonita, Sergipe, cujo tem um surdo incluído na Educação de Jovens e Adultos. Nesse ínterim, obtivemos informações que demonstraram indícios de ausência de métodos educativos exclusivos e funcionais que contemplassem todos os alunos envolvidos no processo, ou seja, as informações relatadas mostraram que a modelo de aula era voltada para os ouvintes, deixando transparecer a ausência de princípios e valores educacionais, em consonância com uma aprendizagem correspondente a necessidade oriunda do aluno surdo. Os educadores veem os educandos como indivíduos completos e suas práticas promovem uma reflexão crítica da dura realidade desse educando e estes se identificam como atores e autores de seu processo histórico, sócio e cultural em que a comunicação e o processo de construção de conhecimento se dá de forma dinâmica, como em um faz de conta.
Abstract: Nowadays, schools have sought to develop the inclusion of students with special educational needs in order to provide an egalitarian education and, consequently, contribute to the construction of a fairer and democratic society. In this sense, the initiatives of this action have been supported and guided by government efforts, in order to insert all students in the school. Thus, a new educational scenario has been adjusted with the insertion of these students in regular classrooms, because this perspective corresponds to new challenges for teachers who now need to consider the presence of those reputed to be “different”, however, inducing the implications that this entails in their pedagogical methodologies. The reflection about the exercise of this educational reality, also present in the Education of Youths and Adults (EJA), is necessary. In view of this, we are interested in knowing how the educational body is organized, as well as whether teachers received and receive training in accordance with the implementation of practices that address the linguistic difference of deaf students, how they see and act the face of differences, and identify themselves some difficulty in terms of the inclusive context. Therefore, with the objective of knowing these aspects, we carried out interviews in a state school in the municipality of Moita Bonita, Sergipe, which has a deaf person included in the Youth and Adult Education. In the meantime, we obtained information that showed evidence of the absence of exclusive and functional educational methods that contemplated all the students involved in the process, that is, the reported information showed that the class model was focused on the listeners, showing the absence of principles and educational values, in line with learning corresponding to the needs arising from the deaf student. Educators see the student as complete individuals and their practices promote a critical reflection of the difficult reality of this student and they identify themselves as actors and authors of their historical, socio and cultural process in which communication and the process of knowledge construction takes place in dynamic way, as in a make-believe.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Surdos
Educação
Aprendizagem
Ensino
Metodologia
EJA
Métodos
Deaf
Methods
Learning
Agência de fomento: Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Idioma: por
Sigla da Instituição: UFS
Departamento: DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial
Citação: SANTOS, Camila Pereira dos. As delimitações metodológicas na Educação de Jovens e Adultas (EJA) voltadas a inclusão dos surdos, a partir do processo de ensino/aprendizagem em uma escola estadual do município de Moita Bonita, Sergipe. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2022.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16110
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