Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16147
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSantos, Joyce Silva-
dc.date.accessioned2022-08-22T14:47:07Z-
dc.date.available2022-08-22T14:47:07Z-
dc.date.issued2022-05-25-
dc.identifier.citationSantos, Joyce Silva. O pensamento negro de Beatriz Nascimento no filme Ôrí de Raquel Gerber. São Cristóvão, 2022. Monografia (Licenciatura em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16147-
dc.description.abstractThe present article has as general objective to analyze the importance of Ôrí for the Brazilian cinema, entering in the militant narrative of Beatriz Nascimento in the formatting of the script. The production of the film took place for eleven years, between 1977 and 1988, and narrates black social movements of that period, based on the political problems they experienced in that period. The space is the quilombo, which is where blacks danced, worshiped entities, sang songs that represented their origins, that is, rescues the stories and memory of black people. The methodology adopted is bibliographic, collected in books and scientific articles. The results show that Raquel Gerber's film brought great contributions to cinema, by showing the experience of black people in Brazil, through their anguish and suffering that were rescued from colonial Brazil, in the decolonization process experienced in that period.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectÔrí (Filme)por
dc.subjectCinema brasileiropor
dc.subjectMovimento negropor
dc.subjectBeatriz Nascimentopor
dc.subjectBrazilian cinemaeng
dc.subjectBlack movementeng
dc.titleO pensamento negro de Beatriz Nascimento no filme Ôrí de Raquel Gerberpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Sá, Antônio Fernando de Araújo-
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo geral analisar a importância de Ôrí para o cinema brasileiro, adentrando na narrativa militante de Beatriz Nascimento na formatação do roteiro. A elaboração do filme ocorreu por onze anos, entre 1977 e 1988, e narra movimentos sociais negros daquele período, a partir dos problemas políticos que vivenciaram naquele período. O espaço é o quilombo, que é onde os negros dançavam, cultuavam as entidades, cantavam músicas que representavam suas origens, ou seja, resgata as histórias e a memória do negro. A metodologia adotada é a bibliográfica, coletadas em livros e artigos científicos. Os resultados apontam que o filme de Raquel Gerber trouxe grandes contribuições para o cinema, por mostrar a vivência do negro do Brasil, por meio de sua angústia e sofrimento que foram resgatados do Brasil colonial, no processo de descolonização vivenciado naquele período.pt_BR
dc.publisher.departmentDHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Joyce_Silva_Santos.pdf656,3 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.