Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16163
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilveira Júnior, Jefferson de Lima-
dc.date.accessioned2022-08-23T11:11:25Z-
dc.date.available2022-08-23T11:11:25Z-
dc.date.issued2020-03-03-
dc.identifier.citationSILVEIRA JÚNIOR, Jefferson de Lima. Planejamento de movimento agressivo para um sistema de quadricóptero com carga suspensa baseado em RRT. 2020. 91 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16163-
dc.description.abstractThe application of Unmanned Aerial Vehicles (UAVs), also called drones, has been growing lately. That is due to advances in technology, which has made them more accessible, versatile, and has also reduced production costs. Drone technology has been used in many commercial applications, including the transport segment. In this segment, drones can bring benefits to society as load vehicles. For this purpose, a cable is used to suspend and transport the load with the drone. However, the cable allows oscillations in the load, which requires the development of motion planning and control architectures capable of handling the oscillation efficiently. Many algorithms can be used to solve such problems, including reinforcement learning or quadratic programming to generate feasible and optimal collision-free trajectories. Although these techniques provide optimal motion planning, the success of finding a solution depends on geometric constraints for simple and convex obstacles. This dissertation proposes a motion planner that generates feasible trajectories and does not constrain the obstacle geometry. To this end, a variant of the algorithm Rapidly-exploring Random Tree (RRT) is proposed, which is a randomized motion planning algorithm. Results show that the proposed algorithm is able to solve the motion planning problem in many situations.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEngenharia elétricapor
dc.subjectDronespor
dc.subjectRobóticapor
dc.subjectPlanejamento de movimentopor
dc.subjectPlanejamento probabilísticopor
dc.subjectRobótica aéreapor
dc.subjectMotion planningeng
dc.subjectProbabilistic planningeng
dc.subjectAerial roboticseng
dc.titlePlanejamento de movimento agressivo para um sistema de quadricóptero com carga suspensa baseado em RRTpt_BR
dc.title.alternativeAggressive motion planning for a quadrotor system with slung load based on RRTeng
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Givigi Júnior, Sidney Nascimento-
dc.description.resumoA utilização de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), também chamados de drones, tem crescido bastante. Isto se deve ao desenvolvimento da tecnologia, que permitiu uma maior facilidade de utilização, versatilidade de aplicações e redução dos custos de produção. Os setores favorecidos com o crescimento da comercialização de drones são vários e, entre eles, está o setor de transporte. Nesse setor, uma aplicação pouco explorada que pode trazer benefícios para a sociedade é adicionar a capacidade de transporte de cargas em drones. Isso pode ser feito através de um cabo com mecanismos de fixação no drone e na carga. Em contrapartida, a adição do cabo permite a oscilação da carga, que gera uma necessidade do desenvolvimento de arquiteturas de planejamento de movimento e controle capazes de lidar com o problema das oscilações de forma eficiente. Entre as abordagens utilizadas para resolver o problema, estão as aplicações de aprendizado por reforço e otimização quadrática para gerar trajetórias livres de obstáculos ótimas e realizáveis. Embora tais técnicas forneçam um planejamento de movimento ótimo, o sucesso da solução depende da restrição dos obstáculos a geometrias simples e convexas. Nesta dissertação, é proposto um planejador de movimento que gera trajetórias que respeitam as restrições dinâmicas e cinemáticas e que não restringe a geometria dos obstáculos. Para tal, é proposta uma variante do algoritmo Rapidly-exploring Random Tree (RRT), que é um algoritmo de planejamento aleatório. A partir dos resultados obtidos em ambientes com diferentes tipos de obstáculos, foi possível verificar que o algoritmo proposto é capaz de solucionar o problema de planejamento de movimento em diversas situações.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.contributor.advisor-co1Freire, Eduardo Oliveira-
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JEFFERSON_LIMA_SILVEIRA_JUNIOR.pdf7,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.