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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16168
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Fontes, Maria Vitória Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-23T12:03:45Z | - |
dc.date.available | 2022-08-23T12:03:45Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-18 | - |
dc.identifier.citation | Fontes, Maria Vitória Santos. Ecos da contracultura na Tropicália Brasileira : (1968-1971). São Cristóvão, 2021. Monografia (Licenciatura em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16168 | - |
dc.description.abstract | This present historic research will abroad counterculture context and it's resonances in "Tropicália" movement, between 1968 and 1971, period wich referencee to Civil-Military Dictatorship in Brasil. Placed on counterculture's field and it's interfaces at Brazilian Popular Music, this paper's goal is to identify characteristics from the "Tropicália" that classify it as a counterculture movement from Brasil. On the way to archive our proposed objectives, the following peaces were used: "Brutalidade Jardim: a Tropicália e o surgimento da contracultura brasileira" (2009) by Christophen Dunn; "Cultura Brasileira: Utopia e Massificação (1950-1980)" (2020) by Marcos Napolitano. Finalizing, it's possible to conclude that the Tropicália represents, between plural and authentic characteristics, a regional expression of the counterculture from the years of biggest repression during the Brazillian Dictatorship. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | História | por |
dc.subject | Ensino de história | por |
dc.subject | Música Popular Brasileira | por |
dc.subject | Tropicália | por |
dc.subject | Contracultura | por |
dc.subject | Brazillian Popular Music | eng |
dc.subject | Tropicália | eng |
dc.subject | Counterculture | eng |
dc.title | Ecos da contracultura na Tropicália Brasileira : (1968-1971) | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Luis Eduardo Pina | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa histórica irá abordar o contexto da contracultura e as suas ressonâncias no movimento da “Tropicália”, entre os anos de 1968 e 1971, compreendendo parte do período referente à Ditadura Civil-Militar no Brasil. Situada no campo da contracultura e suas interfaces na Música Popular Brasileira, o objetivo da pesquisa se dá pela identificação dos traços que caracterizam a Tropicália como uma apresentação da contracultura no Brasil. Para alcançar o objetivo proposto, foram utilizadas as seguintes obras: “Brutalidade Jardim: a Tropicália e o surgimento da contracultura brasileira” (2009) de Christopher Dunn; “Contracultura, entre a curtição e o experimental” (2019) de Celso Favaretto; “Cultura Brasileira: Utopia e Massificação (1950-1980)” (2020) de Marcos Napolitano. Por fim, conclui-se que a Tropicália representa, entre características plurais e autênticas, uma expressão regional da contracultura nos anos de maior repressão da Ditadura no Brasil. | pt_BR |
dc.publisher.department | DHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA DO BRASIL REPUBLICA | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | História |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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