Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16213
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFreitas, Anderson Vieira de-
dc.date.accessioned2022-08-25T17:06:14Z-
dc.date.available2022-08-25T17:06:14Z-
dc.date.issued2022-06-06-
dc.identifier.citationFREITAS, Anderson Vieira de. Estrutura do ambiente escolar e práticas de atividades físicas : contribuições para o Report Card Brasil 2022. 2022. 43 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16213-
dc.description.abstractThis study aimed to identify the structures for physical activity (PA) in Brazilian Schools and relate them to the Indexes: Human Development (HDI), Development of Basic Education (IDEB) and quality indicators of the Report Card Brazil (RCB). This is a cross-sectional study with secondary data from INEP-Brazil to identify and classify the PA structure in Brazilian schools, based on the existence of "courtyards", "courts" and "sports materials", organized by level of education in: “Fundamental” and “Medium”. These data were organized by Macroeconomic Region and related to the HDI, IDEB and RCB Quality Classification Criteria. Pearson's Linear Correlation was used to verify the relationship between the school structure for PA and the indicators, and the RCB quality concepts were analyzed. Thus, for “Elementary School”, there was a positive and significant relationship between the HDI and the existence of “courtyards” (r=0.53; p=0.004), “blocks” (r=0.855; p<0.01) and “sports equipment” (r=0.764; p<0.01), while for the IDEB, the values followed the same logic, being for the existence of “patios” (r=0.475; p=0.01), “courts” (r=0.676; p<0.01) and “sports equipment” (r=0.535; p<0.01). For "High School", there was a relationship between the HDI and the existence of "courts" (r=0.517; p<0.01) and "sports materials" (r=0.499; p < 0.01), while for IDEB, only the relationship with the existence of “sports materials” (r=0.508; p<0.01). It is concluded that the North and Northeast regions have a smaller structure for AF and that there is a positive relationship of this structure with the indicators of economic development, educational quality and the RCB.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectComportamento sedentáriopor
dc.subjectAtividade físicapor
dc.subjectAmbiente escolarpor
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectIndicadores de desenvolvimentopor
dc.subjectSchool environmenteng
dc.subjectTeenagerseng
dc.subjectPhysical activityeng
dc.subjectDevelopment indicatorseng
dc.titleEstrutura do ambiente escolar e práticas de atividades físicas : contribuições para o Report Card Brasil 2022pt_BR
dc.title.alternativeSchool environment structure and practices of physical activities: contributions to the Report Card Brasil 2022eng
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Roberto Jerônimo dos Santos-
dc.description.resumoEste estudo teve por objetivo identificar as estruturas para atividades físicas (AF) nas Escolas Brasileiras e relacioná-las aos Índices: de Desenvolvimento Humano (IDH), de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e indicadores de qualidade do Report Card Brasil (RCB). Trata-se de estudo transversal com dados secundários do INEP-Brasil para identificação e classificação da estrutura para AF das escolas brasileiras, a partir da existência de “pátios”, “quadras” e “materiais esportivos”, organizados por nível de Ensino em: “Fundamental” e “Médio”. Estes dados foram organizados por Região Macroeconômica e relacionados com os Índices IDH, IDEB e os Critérios de Classificação de Qualidade do RCB. Utilizouse a Correlação Linear de Pearson para verificar a relação entre a estrutura escolar para a AF e os indicadores, sendo analisados os conceitos de qualidade do RCB. Assim, para o “Ensino Fundamental”, verificou-se relação positiva e significativa entre o IDH e a existência de “pátios” (r=0,53; p=0,004), “quadras” (r=0,855; p<0,01) e “materiais esportivos” (r=0,764; p<0,01), enquanto para o IDEB, os valores seguiram a mesma lógica, sendo para a existência de “pátios” (r=0,475; p=0,01), “quadras” (r=0,676; p<0,01) e “materiais esportivos” (r=0,535; p<0,01). Para o “Ensino Médio”, verificou-se relação entre o IDH e a existência de “quadras” (r=0,517; p<0,01) e “materiais esportivos” (r=0,499; p < 0,01), enquanto para o IDEB, apenas, relação com a existência de “materiais esportivos” (r=0,508; p<0,01). Conclui-se que as Regiões Norte e Nordeste têm menor estrutura pata AF e que há relação positiva desta estrutura com os indicadores de desenvolvimento econômico, de qualidade educacional e do RCB.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDERSON_VIEIRA_FREITAS.pdf713,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.