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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16298
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Importância da geometria, da sinalização e das condições de superfície nas rodovias do Brasil – análise de segmentos críticos da malha rodoviária de Sergipe |
Autor(es): | Gortaire, Camila Andrade |
Data do documento: | 2022 |
Orientador: | Costa, Joelson Hora |
Resumo: | De acordo com a Confederação Nacional do Transporte (2021), no Brasil, o transporte rodoviário concentra cerca de 65% da movimentação de cargas e 95% da de passageiros; em Sergipe, as rodovias movimentam 88% do total de cargas. Isso demonstra que a qualidade das rodovias afeta a atividade econômica brasileira. Além disso, a qualidade das rodovias interfere diretamente nas condições de trabalho dos motoristas, na durabilidade dos componentes veiculares, no consumo de combustível, no tempo de deslocamento e no risco de acidentes. Portanto, para ter capacidade de atender ao fluxo de tráfego previsto com conforto e segurança, é primordial que as rodovias sigam determinados parâmetros relacionados à geometria, à sinalização e às condições de superfície do pavimento. O presente trabalho visa analisar a geometria, a sinalização e as condições de superfície de segmentos críticos das rodovias de Sergipe no que se trata de restrições ao conforto e à segurança dos veículos e de seus usuários. Foram identificados e caracterizados 13 pontos deficientes na malha rodoviária do estado. A partir disso, foram aplicados questionários a técnicos do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe e efetuadas visitas técnicas aos locais. Diversos problemas foram notados, como: insuficiência e má condição dos acostamentos, ausência predominante de superlargura, desconforto em relação ao raio das curvas horizontais e à visibilidade, condições de rolamento insatisfatórias e desconforto devido a objetos muito próximos à pista. Nos pontos localizados na capital do estado, Aracaju, alguns problemas observados foram a inversão da superelevação e o estreitamento da faixa de rolamento. Por último, foram avaliadas e propostas possíveis intervenções visando saneamento ou redução das deficiências encontradas, como: implantação e adequação da sinalização rodoviária, adequação do raio da curva, construção de uma 3a faixa de rolamento, implantação de redutores de velocidade, aumento da largura da rodovia, adequação das condições do acostamento, implantação de defensas e restauração do pavimento. |
Abstract: | According to the National Transport Confederation (2021), in Brazil, road transportation concentrates around 65% of cargo and 95% of passengers; in Sergipe, highways handle 88% of total cargo. This demonstrates that the quality of the highways affects Brazilian economic activity. Not only that, but the quality of the highways also directly interferes with drivers' working conditions, the durability of vehicle components, fuel consumption, travel time, and accident risks. Therefore, to satisfy the expected traffic flow with comfort and safety, roads must follow parameters related to geometry, signage, and pavement surface conditions. The present study aims to analyze the geometry, signaling and surface conditions of critical segments of Sergipe's highways in terms of restrictions to the comfort and safety of vehicles and their users. 13 deficient points on the state's road network were identified and characterized. To achieve this result, questionnaires were applied to technicians from the State Department of Road Infrastructure of Sergipe and technical visits were carried out. Several problems were notified, such as insufficiency and poor condition of the roadsides, predominant absence of super width, discomfort concerning the radius of horizontal curves and visibility, unsatisfactory rolling conditions, and discomfort due to objects very close to the roadway. In the state capital, Aracaju, some problems observed were the inversion of the superelevation and the narrowing of the roadway. Finally, possible interventions were evaluated and proposed aiming at correting or reducing the deficiencies found, such as: implantation and adequacy of road signaling, adequacy of the curve radius, construction of a 3rd lane, implantation of speed reducers, increase in the width of the highway, adequacy of roadside conditions, implantation of fenders and pavement restoration. |
Palavras-chave: | Engenharia civil Ensino de engenharia civil Transporte rodoviário Rodovias Geometria Sinalização Pavimento de rodovias Road transportation Highways Geometry Signage Pavement Infra-estruturas rodoviárias Confederação Nacional do Transporte |
área CNPQ: | ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS; PROJETO E CONSTRUCAO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DEC - Departamento de Engenharia Civil – São Cristóvão - Presencial |
Citação: | Gortaire, Camila Andrade. Importância da geometria, da sinalização e das condições de superfície nas rodovias do Brasil – análise de segmentos críticos da malha rodoviária de Sergipe. São Cristóvão, 2022. Monografia (graduação em Engenharia Civil) – Departamento de Engenharia Civil, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16298 |
Aparece nas coleções: | Engenharia Civil |
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