Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16326
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Diários on-line da cibercultura como espaço de reflexão na formação inicial de professores de pedagogia da Universidade Federal de Sergipe
Autor(es): Oliveira, Arlene Araújo Domingues
Data do documento: 27-Fev-2020
Orientador: Ferreira, Simone de Lucena
Resumo: No início do século XX, o curso para formação de professores foi integrado às universidades devido ao crescimento da industrialização no Brasil e à procura por uma maior escolarização pelos profissionais da educação, expandindo, assim, o sistema superior de ensino. Nesta pesquisa, que teve como objetivo compreender as reflexões sobre a formação inicial, presente nos diários on-line da cibercultura, dos discentes do curso de Pedagogia na Universidade Federal de Sergipe, Campus Prof. Alberto Carvalho, os alunos em formação vivenciaram práticas da cibercultura ao produzir reflexões sobre seu processo de formação inicial nos diários on-line. O percurso metodológico desta investigação de natureza qualitativa utilizou a metodologia da pesquisa-formação na cibercultura, que possibilita ao pesquisador aprendente e implicado formar e formar-se com os praticantes culturais da investigação. A abordagem epistemológica para análise dos dados foi a multirreferencialidade, que propõe um olhar plural sobre o objeto investigado. A partir da interpretação e análise das informações produzidas com os sujeitos da pesquisa, emergiram três noções subsunçoras: reflexão sobre a formação e as tecnologias; mediação com as tecnologias na educação e desafios e dilemas no estágio docente. A pesquisa concluiu que, para uma formação inicial condizente com as transformações sociais, políticas e econômicas do século XXI, é importante que as tecnologias digitais estejam presentes nas atividades de todas as disciplinas do currículo do curso e não apenas em uma única disciplina, pois dessa forma se torna difícil a imersão na cibercultura como sujeitos/praticantes culturais/atores sociais reflexivos e críticos capazes de compreender e transformar a realidade educacional vigente numa sociedade permeada por tecnologias conectadas em rede.
Abstract: In the early twentieth century, the teacher training course was integrated into universities due to the growth of industrialization in Brazil and the search for greater schooling by education professionals, thus expanding the higher education system. In this research, which aimed to understand how reflections on the initial training, present in the cyberculture online diaries, of the students of the Pedagogy course at the Federal University of Sergipe, Prof. Alberto Carvalho, students in training experienced cyberculture practices by producing reflections on their initial training process, in online interviews. The methodological tracking of this qualitative research, using a research-training method in culture, which allows the learned and implicated researcher to form and be trained with cultural research practitioners. An epistemological approach to data analysis was multi-referential, which presented a plural look at the investigated object. From the interpretation and analysis of the information produced with the research subjects, the following three notions emerged: reflection on training and technologies; mediation with technologies in education; and challenges and dilemmas in the teaching internship. A research designed for an initial training, oriented to the social, political and economic transformations of the 21st century, is important for the digital technologies that are present in the activities of all the subjects of the course curriculum and not only in a single subject, because in this way it makes it is difficult to immerse yourself in culture as reflective and critical practitioners/cultural practitioners/social actors, capable of understanding and transforming the current educational reality into a society that is permeated by technologies.
Palavras-chave: Educação em Sergipe
Formação de professores
Computadores e civilização
Comunicação e tecnologia
Meios auxiliares de ensino
Universidade Federal de Sergipe
Diários on-line
Formação inicial de professores
Multirreferencialidade
Pesquisa-formação na cibercultura
Online diaries
Initial teacher training
Multi-referentiality
Research-training in cyberculture
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: OLIVEIRA, Arlene Araújo Domingues. Diários on-line da cibercultura como espaço de reflexão na formação inicial de professores de pedagogia da Universidade Federal de Sergipe. 2020. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2020.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16326
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARLENE_ARAUJO_DOMINGUES_OLIVEIRA.pdf5,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.