Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16356
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDuarte, Rodrigo Garcia-
dc.date.accessioned2022-10-06T18:26:33Z-
dc.date.available2022-10-06T18:26:33Z-
dc.date.issued2021-02-25-
dc.identifier.citationDUARTE, Rodrigo Garcia. Bank as a platform (BaaP) : proposição de um framework contextual para modelos de negócios em plataforma nos bancos digitais brasileiros. 2021. 166 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16356-
dc.description.abstractThe digital transformation landscape revealed business models that are based on the possibilities brought by the evolution of digital technologies, such as the platform business model that progressed in the context of such transformations (GREER, 2017), being used by large organizations such as Amazon and Uber, in addition to reaching different organizational fields, including banks that, when constituting themselves as digital banks, began to use elements of the business model on a platform. The difficulty of establishing such a model (HAGIU, 2017) related to the essentiality of banking activity (FEBRABAN, 2019) led the present work to systematize the functioning of the business model and the main elements that influence the scenario of digital banks in Brazil, based on in platform models. Thus, through qualitative, exploratory and descriptive research, the strategy of multiple case studies was adopted, with the selection of three representative cases of the phenomenon, and subsequent individual and comparative analyzes of Brazilian digital banks. The theoretical survey and documental research translated the occurrences and revealed the specifics of the investigated cases, finding their adherence to the elements of the business model in platform for - the network effects, the architecture, the disruption, the monetization and the launch strategy. As a result of the analyses, a contextual framework for the formation of digital banking platforms is proposed, which includes the environments of influence that are drivers of the scenario of digital banking transformation: the technological, financial, regulatory and competitive environments. In addition to substantiating the new habits of consumption and use of technology by individuals, contributing to the understanding of the functioning of a model that caused the most significant changes ever produced in the format of banks, and that impacted the relationship of individuals and organizations with the offer and demand for financial products and services.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectInstituições financeiraspor
dc.subjectBancos no Brasilpor
dc.subjectModelos de negócio em plataformapor
dc.subjectBancos digitaispor
dc.subjectBanco como plataformapor
dc.subjectPlatform business modelseng
dc.subjectDigital bankseng
dc.subjectBank as a platform (BaaP)eng
dc.titleBank as a platform (BaaP) : proposição de um framework contextual para modelos de negócios em plataforma nos bancos digitais brasileirospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Débora Eleonora Pereira da-
dc.description.resumoO panorama de transformação digital revelou modelos de negócios que são fundamentados nas possibilidades trazidas pela evolução de tecnologias digitais, tal como o modelo de negócios em plataforma que progrediu no contexto de tais transformações (GREER, 2017), sendo utilizado por grandes organizações como Amazon e Uber, além de atingir diferentes campos organizacionais, incluindo os bancos que, ao se constituírem como bancos digitais, passaram a utilizar elementos do modelo de negócio em plataforma. A dificuldade de estabelecimento de tal modelo (HAGIU, 2017) relacionado a essencialidade da atividade bancária (FEBRABAN, 2019) levou o presente trabalho a sistematizar o funcionamento do modelo de negócios e dos principais elementos que influenciam o cenário dos bancos digitais no Brasil, fundamentado nos modelos em plataforma. Desse modo, por meio de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, adotou-se a estratégia do estudo de casos múltiplos, com a seleção de três casos representativos do fenômeno, e posteriores análises individuais e comparativas dos bancos digitais brasileiros. O levantamento teórico e a pesquisa documental traduziram as ocorrências e revelaram as especificidades dos casos investigados, encontrando aderência deles aos elementos do modelo de negócio em plataforma para - os efeitos de rede, a arquitetura, a disrupção, a monetização e a estratégia de lançamento. Como resultado das análises, é proposto o framework contextual para formação de plataformas bancárias digitais que contempla os ambientes de influência que são drivers do cenário da transformação digital bancária: os ambientes tecnológico, financeiro, regulatório e competitivo. Além de fundamentar os novos hábitos de consumo e uso de tecnologia pelos indivíduos, contribuindo para o entendimento do funcionamento de um modelo que provocou as alterações mais significativas já produzidas no formato dos bancos, e que impactaram a relação de indivíduos e organizações com a oferta e demanda por produtos e serviços financeiros.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.contributor.advisor-co1Luft, Maria Conceição Melo Silva-
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RODRIGO_GARCIA_DUARTE.pdf15,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.