Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16369
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Ana Lise Costa de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-07T22:39:02Z | - |
dc.date.available | 2022-10-07T22:39:02Z | - |
dc.date.issued | 2021-09 | - |
dc.identifier.issn | 1982-3657 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16369 | - |
dc.description.abstract | The main theme of this article is about youth, education, culture and cinema in the context of public secondary education in the countryside in Riachão do Jacuípe, state of Bahia. Focused on griot pedagogy, we aim to promote ethnic-racial education. The methodological basis of this study is qualitative, which resulted in an action-research linked to the project Batuques de Ancestry. As a result, we highlight the anti-racist pedagogical potential of the oral tradition of the griô masters and their ancestral knowledge, as well as the seventh art in the construction of youth identities at school, associated with the dialogue wheels of the griô pedagogy. The four analyzed cinematographic productions fostered identity narratives filled with new meanings and appropriations. Therefore, we hope that the high school will give new meaning to its anti-racist actions, encouraging authenticity, autonomy and otherness in its young students. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade | pt_BR |
dc.subject | Educação e juventude | por |
dc.subject | Cinema e griôs no ensino médio | por |
dc.subject | Pedagogia griô | por |
dc.subject | Education and youth | eng |
dc.subject | Cinema and griôs in high school | eng |
dc.subject | Pedagogy griô | eng |
dc.title | Vivências identitárias juvenis com os mestres griôs e o cineafro na escola | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). | pt_BR |
dc.description.resumo | A temática central deste artigo versa sobre a juventude, educação, cultura e cinema no contexto do ensino médio público do campo em Riachão do Jacuípe, estado da Bahia. Centrada na pedagogia griô, objetivamos promover uma educação étnico-racial. A base metodológica deste estudo é qualitativa que resultou em uma pesquisa-ação vinculada ao projeto Batuques de Ancestralidade. Destacamos como resultados o potencial pedagógico antirracista da tradição oral dos mestres griôs e seus saberes ancestrais, bem como da sétima arte na construção das identidades juvenis na escola, associado às rodas de diálogo da pedagogia griô. As quatro produções cinematográficas analisadas, fomentaram as narrativas identitárias eivadas de novos sentidos e apropriações. Logo, esperamos que a escola de ensino médio ressignifique suas ações antirracistas incentivando a autenticidade, autonomia e alteridade nos seus jovens estudantes. | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://dx.doi.org/10.29380/2021.15.03.33 | - |
Aparece nas coleções: | Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VivenciasIdentitariasJuvenisMestresGrios.pdf | 177,58 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.