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dc.contributor.authorCosta, Bruna Pollyana Almeida da-
dc.contributor.authorEstácio, Marcos André Ferreira-
dc.date.accessioned2022-10-07T22:39:12Z-
dc.date.available2022-10-07T22:39:12Z-
dc.date.issued2021-07-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16370-
dc.description.abstractSocial Representations dominate social practices and, in affect, can change cultures. The dialogue with the theorical perspectives in Moscovici (2015), in this paper, epistemic contributions are made from Oliveira (2014) and Geertz (2008), pointing paths in the definitions of cultures. Based on theses contributions, an attempt in made to build a fruitful dialogue between cultural studies and possible identity formations and social representations of the subject in contemporaneity. As a corpus, we use the post on the page of the Sateré-Mawé Ingidenous Woman Association (AMISM) on the Instagram social network, which focuses on presenting an analysis based on the handcrafts made by womans associated. The Social Representation theory acts as a guide for investigating the relationships between individuals, the formation of mental images of know objects with other individuals in an external institutional unit. For the Sateré-Mawé indigenous woman of AMISM, who live in the urban context in the Manaus city, the work with the internet disseminates their products with amazon seeds, graphism, seed, among others, and seek to promote dialogue between the indigenous communities of the community with the following public expanding discussions on important agendas for the SateréMawé indigenous movement and other ethnic groups.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.subjectSateré-Mawépor
dc.subjectMídias digitaispor
dc.subjectSocial representationseng
dc.subjectDigital mediaeng
dc.titleAldeias virtuais: o fenômeno da representação social indígena na mídiapt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoAs representações sociais dominam as práticas sociais e, como efeito, podem alterar culturas. Para dialogar com essa perspectiva teórica em Moscovici (2015), empreende-se, neste trabalho, aportes epistêmicos a partir de Oliveira (2014) e Geertz (2008), apontando possíveis caminhos na definição de cultura. A partir desses aportes busca-se construir um diálogo profícuo entre os estudos culturais e as possíveis formações identitárias e das representações sociais do sujeito na contemporaneidade. Como corpus, utiliza-se as postagens na página da Associação de Mulheres Indígenas Sateré-Mawé (AMISM) na rede social Instagram que tem como foco apresentar uma análise a partir dos trabalhos artesanais feitos pelas indígenas associadas. A teoria da Representação Social comporta-se como um guia de investigação das relações entre os indivíduos, a formação de imagens mentais dos objetos conhecidos e as relações exteriores desses objetos com os demais indivíduos em uma unidade institucional exterior. Para as mulheres indígenas Sateré-Mawé da AMISM, que vivem no contexto urbano na cidade de Manaus, o trabalho com a internet difundi seus trabalhos com sementes da Amazônia, grafismos, entre outros e busca promover diálogos entre as indígenas da comunidade com o público seguidor ampliando as discussões sobre pautas importantes para o movimento indígena Sateré-Mawé e outros grupos étnicos.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.29380/2021.15.08.42-
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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