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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16374
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Souza, Josivânia Nair de | - |
dc.contributor.author | Xypas, Constantin | - |
dc.contributor.author | Cavalcanti, José Dilson Beserra | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-07T22:39:53Z | - |
dc.date.available | 2022-10-07T22:39:53Z | - |
dc.date.issued | 2022-09 | - |
dc.identifier.issn | 1982-3657 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16374 | - |
dc.description.abstract | The present research intends to analyze how the definitions of the notion of relation to knowledge by Bernard Charlot was used in theses and dissertations in the context of teaching Mathematics. The methodology was guided by mapping in educational research (horizontal and vertical), which allowed us to carry out both an exploratory and analytical study of these productions. The research analyzed three (03) theses and seven (07) dissertations whose titles contain direct reference to the Relation to Knowledge and the teaching of Mathematics. With the analysis of the productions, a tendency to use this notion was found, based on a formulation proposed by Bernard Charlot in the 1990s, which defines the relationship of knowledge as a relationship with the world, a relationship with others and a relationship with oneself. Thus, the notion has been used in a very comprehensive and superficial way, with little theoretical discussion contextualizing the different scenarios in which it is used, nor justifying its relevance and/or limits. This leads us to consider that such definition has been used as a kind of canonical, classical form, without, however, a more in-depth discussion on the underlying issues involved in the due process of epistemological surveillance | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade | pt_BR |
dc.subject | Relação ao saber | por |
dc.subject | Definições da noção | por |
dc.subject | Análise de produções científicas | por |
dc.subject | Relation to knowledge | eng |
dc.subject | Definitions of the notion | eng |
dc.subject | Analysis of scientific productions | eng |
dc.title | Utilização das definições de Bernard Charlot em teses e dissertações que abordam a noção da relação ao saber no contexto da matemática | pt_BR |
dc.title.alternative | Use of Bernard Charlot's definitions in thesis and dissertations that address the notion of rapport to knowledge in the context of mathematics | por |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa intenta analisar como as definições da noção de relação ao saber de Bernard Charlot foi utilizada em teses e dissertações no contexto do ensino de Matemática. A metodologia foi norteada pelo mapeamento em pesquisa educacional (horizontal e vertical), o que nos permitiu realizar um estudo tanto exploratório quanto analítico dessas produções. Na pesquisa foram analisadas três (03) teses e sete (07) dissertações cujo seus títulos contém referência direta à Relação ao Saber e ao ensino de Matemática. Com a análise das produções constatou-se a tendência de utilização dessa noção a partir de uma formulação proposta por Bernard Charlot na década de 1990, que define a relação ao saber como relação com o mundo, relação com os outros e relação consigo mesmo. Dessa forma, a noção tem sido utilizada de maneira bastante abrangente e superficial com pouca discussão teórica contextualizando os diferentes cenários nos quais é utilizada, tampouco, justificando sua pertinência e/ou os limites. Isso nos leva a considerar que tal definição tem sido utilizada como uma espécie de forma canônica, clássica, sem, contudo, uma discussão mais aprofundada sobre as questões subjacentes e implicadas ao devido processo de vigilância epistemológica. | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://dx.doi.org/10.29380/2021.15.09.18 | - |
Aparece nas coleções: | Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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UtilizacaoDefinicoesBernardCharlot.pdf | 179,43 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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