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dc.contributor.authorSantos, Alfredo Bezerra dos-
dc.date.accessioned2022-10-07T22:41:51Z-
dc.date.available2022-10-07T22:41:51Z-
dc.date.issued2021-08-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16381-
dc.description.abstractThis paper seeks to comprehend how the image of the Brazilian teacher is built from the pre-colonial to the imperialist moment. This is a qualitative research aligned with the History of Education, which focuses on written and bibliographical sources, checking possibilities. The images that describe the teachers are from pre-colony, colony, and empire. Considering these three moments, ruptures and continuities were identified. While the teacher from the pre-colonial era is a way of being detached from certain interests, the one from the colony is committed to the crown and to the church, constructed in the opposition. On the other hand, directed to new orientations, the teacher from the empire at times is like that of the colony, despite the expectations for him to be different.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectProfessoradopor
dc.subjectJesuítaspor
dc.subjectEducação imperialpor
dc.subjectTeaching professioneng
dc.subjectJesuitseng
dc.subjectimperial educationeng
dc.titleImagens da docência na educação brasileira: do momento pré-colonial ao imperialistapt_BR
dc.title.alternativeImages of teaching in Brazilian education: from the pre-colonial to the imperialist momenteng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoEste artigo objetiva compreender como a imagem do professor brasileiro vai sendo construída, partindo do momento pré-colonial ao imperialista. É uma pesquisa de cunho qualitativo, que se alinha à história da educação, retomado fontes escritas, bibliográficas, verificando possibilidades. A imagem que se descreve do professor é solicitada na pré-colônia, na colônia e no império. Considerando esses três momentos, percebem-se rupturas e continuidades. Enquanto o professor da era pré-colonial é uma forma de ser, desapegado de certos interesses, o da colônia é outro, comprometido com a coroa e a igreja, construídos na oposição; já o professor do império, aguardado como um diferencial em relação ao da colônia, direcionado a novas orientações, por vezes o repete.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.04.38-
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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